top of page

METODOLOGIA

Aprender, aprender, aprender, aprender.
Junto e constantemente.

A metodologia adotada para nossos programas e projetos é baseada nos parâmetros sugeridos no Relatório da UNESCO, da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, que conceituou os Quatro Pilares da Educação:

1. Aprender a conhecer

Combinar uma vasta cultura geral com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

2. Aprender a fazer

Desenvolver competências que nos tornem aptos a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Aprender a fazer, abraçando experiências sociais ou profissionais que se oferecem aos jovens e adolescentes, sempre integrando o ensino formal e a vivência local com o trabalho.

3. Aprender a conviver

Trabalhar a compreensão sobre o outro e a percepção das interdependências — realizando projetos comuns e preparando-se para gerir conflitos — por meio do respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

4. Aprender a ser

Contribuir com atenção e cuidado para o desenvolvimento da individualidade, para que estejamos à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Para isso, estar atento ao fato de não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas e aptidão para comunicar-se.

bottom of page