• Associação SerCidadão

Cursos preparatórios gratuitos da Ser Cidadão auxiliam o acesso de jovens à universidades e institui


Para o jovem que pretende concorrer a uma vaga no vestibular ou em instituições de ensino técnico a preparação e rotina de estudo são passos importantes para alcançar a tão sonhada vaga. Os cursos de Pré-Vestibular e Pré-Técnico auxiliam e conduzem de forma adequada a rotina de estudos para que os alunos entrem em contato com todos os conteúdos necessários e assim se preparem para as provas.

Em uma iniciativa inovadora para levar estes tipos de cursos aos jovens de baixa renda, a Ser Cidadão, com apoio e patrocínio de empresas, oferece cursos gratuitos de Pré-Vestibular Social e Pré- Técnico Social. Esta iniciativa tem levado jovens, que até então não tinham condições de pagar um cursinho particular, a ocuparem vagas em universidades e instituições de ensino técnico em todo o estado do Rio de Janeiro.

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL:

Em 2015 foram atendidos 145 jovens em quatro turmas, realizadas em dois polos de atendimento, Santa-Cruz e Centro. Neste grupo de alunos tivemos o total de 35 aprovações para cursos universitários que compreendem desde vagas em universidades públicas estaduais e federais à bolsas integrais em universidade privadas. O curso é realizado pela Ser Cidadão com apoio e patrocínio das empresa Gerdau e Thyssenkrupp.

Vale ressaltar que estes são somente os resultados iniciais. Novas aprovações podem surgir até agosto desse ano.

Abaixo infográfico com as aprovações distribuídas por universidades.

PRÉ-TÉCNICO SOCIAL:

Em 2015 o curso atendeu 155 jovens, em duas turmas distribuídas entre dois polos de atendimento, Santa Cruz e Centro. O Pré-Técnico obteve 58 aprovações em instituições de ensino técnico estaduais e federais. O curso é organizado e realizado pela Ser Cidadão com apoio e patrocínio de empresários doadores pessoa física, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Instituto Gerdau e ThyssenKrupp CSA.

Abaixo infográfico com as aprovações distribuídas por instituições.

Em 13 anos de existência, os cursos preparatórios oferecidos pela Ser Cidadão atenderam a 1.680 jovens, somados os polos da Praça XV e de Santa Cruz.

Com índice de aprovação sempre próximo de 40%, muitos alunos hoje estão com estudos em andamento, enquanto outros já finalizaram os cursos e hoje já estão inseridos no mercado de trabalho, cursando mestrado ou doutorado.

Para nós da SerCidadão o Pré-Vestibular Social e Pré-Técnico Social são cursos ainda muito importantes para que possamos oferecer oportunidades para que jovens de baixa renda possam disputar e ocupar vagas em universidades públicas e instituições de ensino técnico. O governo oferece algumas alternativas como o programa Universidade para Todos, o ProUni, e o sistema de cotas. É importante que iniciativas como a dos preparatórios sociais existam para que as chances destes jovens sejam ampliadas a cada dia. É o que desejamos!

Mas o que será que estes alunos vitoriosos têm para contar? Como analisam as suas experiências no curso? Abaixo, alguns casos de sucesso contam um pouco da sua passagem pelos projetos da Ser Cidadão.

Alessandra foi aluna do curso Pré-Vestibular Social no ano de 2015. A estudante foi a primeira de sua família a entrar na faculdade. Para ela, esta conquista não seria possível sem o aprendizado e as orientações dadas pela equipe de professores da SerCidadão.

Aluno do Pré-Técnico Social em 2015, Pedro Elias, foi aprovado em três instituições de ensino técnico. O jovem conta que o curso mudou sua vida e o seu jeito de enxergar as coisas. “Vi um mundo mais amplo e com mais condições. Parei de me preocupar com pequenas coisas e passei a cuidar das mais importantes”.

Cursando o 9º ano da graduação em psicologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Isabelle foi aluna do Pré-Vestibular Social no ano de 2011. Hoje faz estágio interno na universidade e começa no próximo mês um estágio externo. Para ela o curso foi essencial.

O Pré-Vestibular Social e o Pré-Técnico Social são iniciativas da Ser Cidadão com patrocínio de empresários, Instituto Gerdau, Thyssenkrupp CSA e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Os cursos são oferecidos prioritariamente para alunos de escola pública.

Acompanhe o período de inscrições aqui pelo site e pela nossa página nofacebook. Esta oportunidade também é para você.


1,279 visualizações

© SerCidadão - 2016     Rio de Janeiro :: Rua Fernanda, 140 – Santa Cruz – Rio de Janeiro - Cep 23515-122 - Tel: (21) 2221-8830