© SerCidadão - 2016     Rio de Janeiro :: Rua Fernanda, 140 – Santa Cruz – Rio de Janeiro - Cep 23515-122 - Tel: (21) 2221-8830

  • Por Márcia Jesus

Evento especial em comemoração ao Dia Internacional de Mulher marca o mês de março na SerCidadão


Sarau poético e muito bate-papo, foi o que rolou durante umas das programações realizadas na Casa Ser Cidadão no mês de março. O sarau fez parte da programação do evento em homenagem ao mês das mulheres: “A palavra de mulheres contemporâneas na SerCidadão” que aconteceu no último dia 23 e contou com a exibição do curta-metragem "ELEKÔ", filme vencedor do Festival 72 horas Rio 2015, produzido pelo grupo Mulheres de Pedra.

Durante o bate-papo, as participantes falaram sobre o seu papel na sociedade e as contribuições que têm dado em seus campos de atuação. Ao final, o público do evento pôde assistir a um sarau poético. (Confira no fim da matéria o mini currículo das participantes do evento.)

Para Elizabeth Manja, mediadora do debate, as mulheres têm se unido em uma postura de empoderamento. “ O ato de falar, por si têm ajudado às mulheres não só a desmistificar padrões pré-estabelecidos por uma sociedade patriarcal, como também a trocar suas experiências, vivências promovendo uma conscientização da condição da mulher contemporânea, suas lutas, labutas e conquistas”.

Mini Currículo das participantes:

  • - Nataraj Trinta (Co-curadora e pesquisadora da exposição Tarsila e Mulheres Modernas no Rio e ativista de movimentos Feministas "Rede Nami", "Mulheres da Paz", "Maria da Penha")

  • - Simone Ricco ( professora, mestra em Literaturas, teve participação na atuação e produção do filme ELEKÔ)

  • - Doris Barros (Escritora, poeta e pesquisadora vencedora do prêmio "Mulheres negras contam sua história" SPM/SEPPIR - 2013)

  • - Mary Martinez (professora e atriz uruguaia, ativista cultural do "Coletivo La Siempre Libres Murga." e " Magdalenas Uruguay"

  • - Jaqueline Conceição "Obá Negraline" (pesquisadora de literaturas africanas de língua portuguesa com foco na feminilidade e membro do Ilê Ara)

  • - Elizabeth Manja (Professora, pesquisadora, poeta, engenheira de produção e produtora cultural, diretora/ idealizadora do Movimento Territórios Diversos Associação Cultural)

  • - Sarauzeiras Oníricas ( poetas Lindacy Menezes, Mery Onírica e Yolanda Soares)

  • - Poeta Valéria Assis

Confira as fotos do evento abaixo. Acompanhe o nosso site e fique por dentro da agenda de atividades da Casa. E não se esqueça de curtir nossa página no facebook.


30 visualizações