Associação SerCidadão
Casa Ser Cidadão oferece curso sobre Mecanismos da Gestão Cultural
O curso é uma realização da Arte Cultura com patrocínio da SMC - Rio
O curso seguido de workshop, tem a finalidade de compartilhar conhecimentos que possibilitem elaborar e inscrever projetos culturais em editais públicos / privados e em leis de incentivo à Cultura. Além disso, abordar todas as etapas de produção e da prestação de contas com as esferas municipal, estadual e federal, os mecanismos de captação de recursos e às leis de incentivo fiscal (ISS, ICMS e Rouanet).
Tal proposta foi pensada para fortalecer as práticas dos agentes culturais da zona oeste, principalmente Santa Cruz e fomentar o debate sobre o acesso às diversas formas de financiamento de projetos culturais. Será ressaltado o edital Fomento à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que contemplou o Portal Eco museu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz".
O curso será ministrado pela gestora cultural, Patricia Castro, diretora da Arte Cultura Gestão & Produção Cultural e da Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira (SEC-RJ).
Quando:
26/09 e 03/10, das 9h às 16h.
Onde:
Casa Ser Cidadão | Rua Fernanda, 140. Santa Cruz - Em frente à XIX Administração Regional.
Número de vagas: 30 participantes
Quanto: gratuito
Inscrições:
https://goo.gl/forms/C0Vemf6tyu7QLn8s2
Público-Alvo:
O workshop é direcionado a gestores, produtores, professores, , museólogos, historiadores, profissionais da área cultural do setor público e privado, de empresas e instituições, estudantes e participantes de organizações sociais sem fins lucrativos.
Objetivos:
- Capacitar profissionais a desenvolver projetos culturais desde a elaboração, inscrição, gestão e prestação de contas com as esferas publicas culturais, assim como, os mecanismos da captação de recursos introdução as Leis de Incentivo à Cultura (ISS, ICMS e Rouanet).
- Ampliar a qualificação de profissionais na área cultural de forma que levem os órgãos públicos federais, estaduais e municipais recebam projetos sustentáveis e que gerem impactos positivos na comunidade beneficiada pela ação cultural proposta.
- Promover a democratização do acesso aos conhecimentos de empreendedorismo cultural e ao mesmo tempo a difusão e fruição cultural