top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Em isolamento social, educadores sociais e estudantes se unem para dar continuidade aos estudos

Atualizado: 28 de abr. de 2020

Desde o início do isolamento social, a SerCidadão suspendeu as atividades presenciais, entre outras medidas de prevenção ao coronavírus, a fim de preservar a integridade dos mais de 250 educandos, técnicos e educadores sociais. Reforçando a campanha #FiqueEmCasa, a instituição vem desenhando estratégias de educação à distância para manter o vínculo com os jovens e mantê-los informados.



Em consulta aos participantes dos projetos, foi possível identificar que

cerca de 90% dos jovens atendidos tem algum tipo de acesso a internet, logo a comunicação entre os educadores e estudantes passou a ser realizada através de whatsapp e grupos de estudo no facebook, tendo como foco a conscientização e prevenção em relação ao COVID-19 e, principalmente, atendimento social para apoia-los no acesso a programas governamentais e de entidades filantrópicas, além de serviços de apoio psicológico.






As novas ferramentas utilizadas no momento de isolamento social criaram a

oportunidade para que a equipe pudesse repensar a metodologia dos cursos, e os novos recursos adotados tem sido aprovado pelos alunos, que continuam empolgados com as atividades, que levam em conta a formação e principalmente o bem-estar de todos.



Cielle Santos, educadora na SerCidadão, fala sobre esse novo método de ensino, ainda em fase de experimentação por educadores e os jovens: "A metodologia que adotamos é baseada na interatividade e leveza. Utilizamos lives, vídeos e enquetes que fazem com que os nossos alunos possam ter acesso ao conteúdo das oficinas de maneira tranquila e efetiva. Vale ressaltar que estamos fazendo atividades com conteúdos paradidáticos sobre assuntos da atualidade, prevenção, covid-19, isolamento social, ansiedade, estresse e dicas para bem vivenciarmos juntos tudo isso."





Todos juntos no mesmo objetivo:

O vínculo como aliado para o bem-estar dos educandos durante a quarentena


Entre os diversos recursos adotados para a continuidade do atendimento aos educandos, as redes sociais se tornaram uma aliada importante para disponibilizar conteúdos de interesse dos jovens. O planejamento dos cursos tem sido adaptados de forma que atenda às demandas apresentadas e temas como autocuidado e saúde mental durante a quarentena vem sendo constantemente abordados, assim como sugestões empreendedoras, para que os jovens possam gerar renda, de forma segura, durante esse período.


Uma das aulas com esse objetivo foi apresenta por Wedja Larissa, formada pela SerCidadão no curso de iniciação profissional em gastronomia, em 2018. A jovem, que atualmente está cursando o ensino superior em nutrição, se aprofundou no estudo da confeitaria e vem gerando renda com a venda de seus produtos.

Além de uma aula divertida, Wedja também levou até os atuais alunos várias mensagens de estimulo a continuidade dos estudos, mesmo no período de isolamento social.


No instagram a gente conta um pouco sobre essa aula. Segue a gente!



Você também pode assistir a live completa no nosso canal do youtube:









Estamos com saudades e esperamos que o retorno dos encontros presenciais volte logo!


Na metodologia que estamos desenvolvendo há 18 anos, consideramos que o encontro presencial entre educadores e alunos, que envolve o afeto e as relações de confiança no ato de educar, são fundamentais para a formação dos jovens. Esperamos ansiosamente o retorno das atividades presenciais, para juntos, continuarmos a proposta de formação integral dos participantes dos projetos.




166 visualizações0 comentário
bottom of page