top of page
  • Rayane Figueiredo

Uma aula diferente para aprender ciências

Aula de campo no Planetário do Rio e Museu da Vida Fiocruz fortalece aprendizado dos conteúdos de ciências no Futuro Tec


Com o intuito de fortalecer o aprendizado dos conteúdos de ciências para os alunos do Futuro Tec, os professores preparam uma aula de campo realizada no Planetário do Rio e no Museu da Vida Fiocruz. Esses dois locais proporcionam oportunidades únicas para explorar o universo da biologia, física e química de maneira imersiva.


Durante a aula de campo os alunos mergulharam em uma experiência educativa que os levou a aprender de forma interativa sobre o surgimento do sistema solar, as estrelas e uma variedade de tópicos científicos. Além de assuntos na área de astronomia, elementos químicos e introdução à biologia, também conheceram um pouco sobre genética e assuntos relacionados à medicina, como epidemias.


A educadora das oficinas de Biologia, Renata Cosenza, acompanhou os alunos durante essa jornada e compartilhou: "As saídas de campo e os passeios são extremamente enriquecedores, pois os alunos têm a oportunidade de vivenciar, ver e estudar na prática muitos dos assuntos que são abordados no espaço de ensino formal, ou seja, na sala de aula. Além disso, eles conseguem compreender que, apesar de estudar disciplinas de maneira isolada, no dia a dia, tudo está interconectado. Por meio de exposições e visitas guiadas, os estudantes tem a chance de criar sua própria narrativa de aprendizado e compreensão. Isso faz com que jamais esqueçam a experiência e o conhecimento adquirido."



Essa viagem educativa não apenas fortaleceu o aprendizado dos alunos, mas também mostrou como a ciência está presente em todos os aspectos do mundo. O estudante do Futuro Tec, João Guilherme, 14 anos, contou que sua parte favorita do planetário foi a evolução dos seres humanos e dos planetas. “Eu nem sabia que Plutão tinha deixado de ser um planeta, isso me fez querer saber mais sobre o assunto” disse o jovem.



Sobre o Futuro Tec:

O Futuro Tec é um projeto voltado para estudantes de escolas públicas que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental e que desejam participar dos concursos de acesso às principais escolas técnicas da zona oeste como, FAETEC de Santa Cruz e CEFET - Itaguaí. As atividades são oferecidas gratuitamente e tem como foco o desenvolvimento pessoal do jovem, com a equipe de educadores apresentando as diferentes possibilidades a partir do ensino médio e mediando a construção de um projeto de vida que faça sentido para cada participante.


35 visualizações0 comentário
bottom of page