SerCidadão recebe os novos alunos das turmas do Pré-Vestibular 2022

Em abril aconteceu a aula inaugural das turmas de Santa Cruz e Centro do projeto SerCidadão Universitário. Um momento de conhecer a história da instituição, os apoiadores e a equipe que trabalha para fazer o projeto acontecer.


O coordenador do projeto, Hélio Abreu, mediou o encontro que aconteceu virtualmente e contou com a participação de Cleber Brandão e Paulo Boneff, representantes da Gerdau, patrocinadora do projeto e Maria Emilia Lobato, diretora executiva da SerCidadão, além da equipe e ex-alunos do projeto. Para a equipe pedagógica do projeto SerCidadão Universitário esse momento é marcante e tem impacto direto com a permanência do aluno na instituição. “A aula inaugural é importante para que os alunos conheçam um pouco mais da instituição e os ex-alunos que conseguiram entrar na faculdade, conhecer um pouco das trajetórias que são semelhantes e mostrar que é possível entrar na universidade”, disse Emanuele Ribeiro, Auxiliar de Coordenação.


Um momento muito aguardado é o depoimento dos alunos das turmas anteriores, contando um pouco sobre sua trajetória e experiências marcantes durante o pré-vestibular: “Falar sobre a importância da SerCidadão na minha trajetória até me tornar uma universitária não é algo novo. Sempre que posso falo para todos sobre como a instituição mudou minha vida e foi fundamental para eu estar onde estou hoje. Foi ótimo poder conversar com os novos alunos e falar sobre minhas experiências. Queria que eles sentissem que é possível e se sentissem motivados", disse Mariana Bepi, 19 anos, a nova universitária do curso de Pedagogia da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Depois de dois anos de pandemia e aulas totalmente remotas, estamos retomando as aulas presenciais. O projeto atualmente é realizado de forma híbrida, com atividades remotas e encontros presenciais às segundas, quartas e sextas, no período da tarde.




Sobre o SerCidadão Universitário


O projeto conta com o apoio de equipe multidisciplinar, entre coordenadores, instrutores, estagiários, psicólogo, assistente social e metodologia híbrida, que envolve trabalho dentro e fora da sala de aula, além de simulados, aulas de campo, eventos e um trabalho intenso ao longo de todo ano para preparar os estudantes para as provas do ENEM, vestibular da UERJ, PUC e para o mundo do trabalho.


92 visualizações0 comentário