top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Elas no Centro - Mulheres Negras na Luta e na Arte

Atualizado: 12 de nov. de 2021

O evento reúne artistas e pesquisadoras para rodas de conversas sobre a participação das mulheres negras na história do Brasil, por meio da política e da arte em diversas linguagens


Com diversas trajetórias pessoais e profissionais, as convidadas vão trocar experiências sobre formação, mercado de trabalho e carreira. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de julho às 18h em transmissão ao vivo nas redes sociais da SerCidadão.


Acompanhe a programação e participe nas redes sociais da @sercidadao.


12/07 - Juventude: Ressignificando escritas e leituras - 18h


Convidadas: Simone Ricco Professora, Mestra em Letras / Literaturas Africanas e Escritora. Atua como articuladora cultural,desenvolvendo estudos e práticas que efetivem o letramento racial e a educação antirracista.


Taís Espírito Santo Escritora, assessora literária e gestora cultural. É coordenadora de cultura das Josefinas Colab.


Mediação:

Amanda Lourenço Professora de Linguagens e mestra em literatura pela UERJ. Faz parte da coordenação do projeto LetrasPretas e dedica os seus estudos às questões de raça e gênero nas literaturas portuguesa e brasileira.


Verônica Silva Professora de Linguagens, especialista em Literatura Brasileira e mestranda nesta mesma área. Faz parte da coordenação do projeto LetrasPretas e tem sua pesquisa voltada para o estudo de canções brasileiras, raça e gênero.



13.07 - MESA 2 - Importância da mulher negra na história do Brasil - 18h


Iamara Vianna Professora da UERJ e PUC Rio, Pós-doutora em História, Doutora em História Política, Mestre em História Social e Bacharel e Licenciada em História. Realiza pesquisas sobre escravidão brasileira e suas conexões atlânticas; Caribe francês, Pós Emancipação, Ensino de História; Lei 10.639; relações Étnico-raciais; Patrimônios Culturais Negros.


Sonia Santos Antropóloga, Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UERJ, Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UERJ), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas PPGECC/FEBF-UERJ.



Mediação:

Jone Carla Baião Professora de Língua portuguesa aposentada da Rede Municipal do Rio e professora alfabetizadora e do Mestrado do CAp_Uerj . Trabalhando com linguagem, diferenças e formação docente.


Fernanda Torres Professora de História. É mestra em História Política pelo PPGH-UERJ, onde desenvolveu pesquisa sobre a problemática racial na formação do pensamento social brasileiro (XIX-XX).



14/07 - MESA 3 - Elas na Arte - 18 horas



Convidadas:

Lidiane Oliveira Atriz, graduanda em Bacharelado em Atuação Cênica pela Unirio. Fundadora, atriz e roteirista do Coletivo Arame Farpado, atuou e assinou coletivamente seu primeiro piloto da série "Placa Mãe" (2020) patrocinado pelo Itaú e Redes da Maré. Atualmente roteirista integrante da sala de conteúdos "Narrativas Negras" pela Vis Américas divisão da ViacomCBS.


Barbara Copque Pós-doutora em Antropologia, Produtora Audiovisual, Escritora e integrante do coletivo Negras[fotos]grafia. Atualmente professora adjunta na UERJ e Coordenadora do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas. Participa também do grupo Afrovisualidades e dos projetos de extensão MACP - Mapeando Arte e Cultura visual Periférica e Museu Afrodigital Rio de Janeiro.


Isabela Godói Formada em Cinema e Audiovisual, Atua como técnica de som e editora em conteúdos para internet, documentários, curtas e longas ficcionais e publicidade. Diretora, técnica de som e montadora em Rua da Poesia. Documentarista, videomaker e experimentadora de coração. Poetisa nas horas vagas.


Mediação:

Grasiela Cordeiro Comunicadora Popular e Educadora Social, é gerente de comunicação na SerCidadão, produtora cultural e estudante de Pedagogia na UFRJ.


Emanuele Ribeiro Pedagoga formada pela Uerj e assistente de coordenação na SerCidadão.



Participe nas redes sociais da SerCidadão.


12, 13 e 14 de julho

18h

Transmissão no youtube e facebook da SerCidadão.




81 visualizações0 comentário
bottom of page