top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Mês do Meio Ambiente na SerCidadão

Durante o mês de junho toda a instituição esteve mobilizada em ações de sustentabilidade



A SerCidadão tem o compromisso com práticas sustentáveis desde sua fundação e todos os anos realizamos atividades para engajar alunos e comunidade em ações de preservação do meio ambiente. Neste ano, toda instituição esteve mobilizada na realização de diversas ações como rodas de conversa, palestras, entre outras atividades práticas, onde chamamos atenção para as pautas ambientais na zona oeste da cidade, que vem sofrendo com o pouco investimento nesse setor.



Racismo e Injustiça Socioambiental

Convidamos Gabriela Pires, graduanda em Biologia pela UFRRJ, que falou sobre a discriminação das populações periféricas e minorias que sofrem diretamente com a degradação ambiental. A partir da conversa, a turma refletiu sobre a importância de pensar o território como parte do meio ambiente, em um cenário de desigualdades, principalmente nos acessos a serviços públicos básicos.



Mudanças climáticas e os impactos nas periferias


Rolou um debate sobre como as mudanças climáticas afetam e podem ser tornar ainda mais impactantes nas áreas periféricas. Para esse bate-papo recebemos Bruna Neres, mestranda da Puc-Rio e pesquisadora da Casa Fluminense, que trouxe um panorama do seu trabalho para a produção da Agenda Rio das Pedras 2030. O documento tem como objetivo revelar os problemas sociais e urbanos da comunidade, gerando assim propostas de ações para mitigar os impactos à população.



Cinedebate para falar sobre a poluição da Baía de Guanabara


No Arquivo Nacional, os alunos participaram do Arquivo Faz Escola, que nesta edição teve como assunto principal a poluição da Baía de Guanabara, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, castigada pelo despejo de toneladas de lixo e esgoto ao longo de décadas. O filme exibido foi “Triste Baía”, de Gisele Motta Ferreira (2015). Para conversar com os jovens sobre o tema, foram convidados Márcia Mendes, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e os professores Bruno Rocha e Cleuza Trevisan, doutores em Geociências. A conversa também contou com a participação especial do ambientalista Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva, um dos entrevistados no filme.



Aulas de campo para conhecer e entrar em contato com a natureza


Os jovens participantes do programa de aprendizagem da SerCidadão tiveram uma super aula de campo com a Ana Flávia Romão, professora de Geografia. O grupo conheceu a Área de Proteção Ambiental das Serras de Inhoaíba e aprenderam sobre a biodiversidade das serras da zona oeste.





Campanha #AdoteUmVerde


Convidamos os participantes dos projetos a adotarem mudas de plantas com objetivo de incentivar o plantio de árvores, plantas medicinais e comestíveis. A FCC - Fábrica Carioca de Catalisadores foi a apoiadora dessa campanha com a doação de 80 mudas que agora vão crescer na casa dos alunos e da equipe da SerCidadão.



Reaproveitamento Integral dos Alimentos


O Futuro Tec participou de várias atividades sempre relacionadas às disciplinas que os jovens estão estudando para as provas das escolas técnicas. Uma dessas atividades foi a oficina de reaproveitamento de alimentos, onde a turma foi para a cozinha para preparar uma receita de bolo de casca de banana e suco de casca de abacaxi. A turma também teve um encontro com a nutricionista Thais Mello, que falou sobre o impacto dos resíduos da cozinha no ambiente, economia doméstica, valor nutricional dos alimentos e a importância da alimentação saudável.


Além de incentivar práticas sustentáveis, esse tipo de atividade trabalha conteúdos como matemática, ao pesar e dividir alimentos, de português, com a leitura de receitas; e a transformação dos alimentos e nutrientes, em biologia e química. Também estimula a criatividade, coordenação motora, cooperação e capacidade de organização e trabalho em grupo.




Moda e Meio Ambiente


O consumo excessivo e rápido de peças de roupa é cada vez mais nocivo para o meio ambiente e para falar sobre o assunto, as turmas do Pré-Enem tiveram um encontro com a design de moda Nath Baliano. Durante a conversa, os vestibulandos se informaram sobre a força de trabalho na produção de roupas e como o consumo exacerbado, causado pelo capitalismo, impacta diretamente no meio ambiente.



Plantio de árvores


Encerrando o mês, os alunos da turma de Auxiliar de Jardinagem realizaram um plantio de árvores em frente ao Colégio Municipal Aldebarã, localizado na Av. Antares, em Santa Cruz. A ação é parte do trabalho de conclusão do curso com o plantio de 20 mudinas de espécies nativas. A doação foi feita pelo Horto das Acácias e além do plantio, um grupo de alunos ficou responsável pela limpeza do local.








31 visualizações0 comentário
bottom of page