Conhecendo o Mundo do Trabalho: O poder da aprendizagem na vida dos jovens de periferia.

A semana Conhecendo o Mundo do Trabalho é um evento voltado para alunos dos cursos de iniciação profissional em Logística e Administração do Programa Com Futuro e Sem Medo da SerCidadão.

Com o objetivo de informar sobre as diversas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho nas áreas em que os jovens estão se formando, o evento contou com a participação de profissionais das áreas de Logística e Administração, que apresentaram o dia a dia das empresas e ofereceram debates e palestras como: operações de estoque e armazenagem, cadeias de suprimentos, programas e softwares, comunicação corporativa e ética, além dos relatos de jovens que já passaram pela experiência do primeiro emprego.


Abrindo o evento, o Gerente de Projetos da SerCidadão, Francisco Jorge, agradeceu a presença dos parceiros e falou para os jovens sobre a importância de se prepararem para o ambiente profissional que os esperam após o curso.


Os convidados tiraram dúvidas sobre currículo, as carreiras que os alunos desejam seguir e as diferentes funções que possam exercer no futuro. Em cada palestra, os jovens se mostraram muito empolgados e dispostos a aprender.


Para Viviane Lobato, coordenadora pedagógica do programa Com Futuro e Sem Medo, foi uma semana de muito aprendizado e uma experiência enriquecedora para os estudantes.


O estudante Isaac Pereira, de 23 anos, da turma de Auxiliar de Logística, disse que participou de todas as atividades do evento e aprendeu muito sobre capacitação profissional com os profissionais da empresa FCC (Fábrica Carioca de Catalisadores).


Nos últimos cinco anos, os jovens foram a parcela da população que mais perdeu renda, de acordo com a pesquisa “Juventude e Trabalho”, do centro de políticas sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Eventos como “Conhecendo o Mundo do Trabalho” são essenciais para a formação dos jovens estudantes do bairro de Santa Cruz. A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal.


Esta edição foi realizada virtualmente por conta da pandemia de Covid-19 com a parceria do SENAI e da Fábrica Carioca de Catalisadores, que mediaram os encontros com acompanhamento e orientação da equipe da SerCidadão.



Veja abaixo os relatos dos participantes:


#ComFuturoeSemMedo #IniciacaoProfissional #Administracao #Logistica









46 visualizações0 comentário