top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

SerCidadão encerra curso de Metodologias Ativas no Seminário de Educação 2023

O curso foi oferecido gratuitamente a profissionais da educação e do terceiro setor com interesse em conhecer e aplicar as Metodologias Ativas em suas oficinas, cursos ou projetos


A SerCidadão, desde sua fundação, utiliza metodologias ativas em todos os projetos de educação, e com o avanço das tecnologias da informação, principalmente após a pandemia de covid-19 e a implementação de metodologia híbrida de ensino, a organização vem aperfeiçoando essas práticas e sistematizando metodologias.


No início do ano, a SerCidadão abriu inscrições para o curso Metodologias Ativas em Educação, oferecido gratuitamente a profissionais da educação e do terceiro setor com interesse em metodologias ativas de aprendizagem e utilização das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. Durante os encontros foram apresentados na teórica e na prática conceitos como sala de aula invertida, ensino híbrido, gamificação, cultura maker e aprendizagem por projetos. O resultado desse processo foi apresentado durante o Seminário de Educação, em maio deste ano.

O curso foi mediado por Rafael Arruda e Jennifer Alves, fundadores da Órion Desenvolvedora Educacional, em cinco encontros virtuais, onde os participantes receberam uma formação geral sobre metodologias ativas na aprendizagem e a utilização das tecnologias da informação (TIC’s) em sala de aula. “A educação precisa ser viva, impactante e transformadora. Utilizar de metodologias que protagonizam o aluno no processo de ensino-aprendizagem torna a educação assim”, disse Rafael Arruda.


Após a formação, os profissionais participaram de encontros virtuais de tutoria específica com objetivo de produzir um material educacional aplicável, que foi apresentado durante o Seminário de Educação 2023. Esse encontro proporcionou um espaço de compartilhamento de experiências e conhecimentos, permitindo que os profissionais mostrassem os resultados de seus trabalhos já desenvolvidos.


“A Ser Cidadão, sempre preocupada com a qualidade da educação, nos proporcionou a capacitação em Metodologias Ativas, onde muitas práticas de desenvolvimento já realizavamos, mas não sabíamos o nome correto. O curso foi muito proveitoso, mostrando que podemos transformar a sala de aula em algo mais agradável, utilizando as experiências dos alunos na construção do conhecimento e valorizando-as, além de possibilitar a implementação de práticas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem”, enfatizou Giselle Nascimento, educadora de desenvolvimento pessoal.


A SerCidadão acredita que a inovação, autonomia e participação efetiva dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento humano de cada um e de toda comunidade e por meio de iniciativas como o curso de metodologias ativas, reforça seu compromisso com a formação de profissionais engajados e preparados para os desafios educacionais do século XXI.



30 visualizações0 comentário
bottom of page