top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

SerCidadão além das salas de aula


A SerCidadão está comprometida com uma educação que desenvolva as competências do indivíduo, mas também o respeito mútuo e a responsabilidade com o meio ambiente. Para isso, investe em um método dinâmico de ensino, em que os alunos vivem as experiências que seriam trabalhadas nas salas de aula.

Em abril, os alunos do Pré Vestibular fizeram a Trilha "Cachoeira das Almas", no Parque Nacional da Tijuca, com o Professor de Biologia Kylderi Domingos e a professora de Geografia Valquíria Alciole, numa aula de campo interdisciplinar com conteúdos voltados para o ENEM, PUC e UERJ.

Nos séculos XVII e XVIII, o Maciço da Tijuca foi, em sua maior parte, ocupado e devastado pela extração de madeiras e da utilização em monoculturas, especialmente o café, o que gerou sérios problemas ambientais com efeitos na cidade do Rio de Janeiro.

Os alunos tiveram a oportunidade de relacionar educação ambiental à realidade urbana em um local de referência nacional e internacional no tema florestas urbanas.

Além de um passeio divertido em uma área pouco explorada da cidade, os alunos do Pré Vestibular tiveram na prática aulas sobre Clima, Manejo, Reflorestamento, Ecologia, Preservação, Conservação e Educação Socioambiental.

Promover os debates sobre a história da cidade do Rio de Janeiro, responsabilidade ambiental e direito à cidade são alguns dos desafios da SerCidadão, que vem se dedicando a oferecer uma educação que abrace experiências sociais e profissionais aos jovens e adolescentes, sempre integrando o ensino formal e a vivência local com o trabalho e a cidade.

111 visualizações0 comentário
bottom of page