top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Suspensão das aulas presenciais em virtude do coronavírus (covid-19)

Atualizado: 16 de abr. de 2020



Nós da Associação Ser Cidadão entendemos desde o início, que são tempos desafiadores e levando em consideração o contexto de vulnerabilidade social em que atuamos desde sempre, nos apressamos em tomar medidas de prevenção ao coronavírus que preservassem a integridade dos nossos mais de 250 educandos, técnicos e educadores sociais.


Na última semana realizamos uma pesquisa para identificar o perfil do acesso dos nossos educandos à rede mundial de computadores, através do levantamento realizado, identificamos que cerca de 90% dos jovens atendidos tem algum tipo de acesso (banda larga, 4g ou wi-fi compartilhado). A partir desta informação, traçamos estratégias iniciais de interação através do WhatsApp e Facebook, tendo como foco a conscientização de como se prevenir em relação a pandemia do COVID 19, e o compartilhamento de informações sobre coisas bacanas para fazer em casa ou programação on-line de conteúdo relacionado aos nossos projetos.


Nesta semana estamos estruturando ações de formação à distância, para que nossos projetos continuem acontecendo em um novo formato.


- O Pré-Vestibular Social está implementando atividades através da plataforma Google Sala de Aula. - Os cursos de iniciação profissional em auxiliar de jardinagem, cozinha e administração estão migrando das atividades e interações pelo WhatsApp para o ambiente de grupos do Facebook.


Acreditamos que manter os jovens focados em atividades que promovam, além da interação, a continuidade do processo de aprendizagem dos temas que vieram buscar em nossos espaços, será um ganho para eles e para nossa equipe pedagógica e social, que tem no momento de isolamento voluntário, a oportunidade para repensar a metodologia dos nossos cursos. É um momento de experimentação, sabemos que alguns contratempos aparecerão, mas juntos vamos construindo um ambiente virtual de colaboração e formação de uma rede que se entrelaça entre o real e o virtual para tornar esses dias difíceis, em um momento para construirmos o futuro desejado.



Abaixo algumas iniciativas em implementação e que serão realizadas já a partir da próxima semana:


Pré Vestibular social: atividades de todas as disciplinas do preparatório, através do Google Sala de Aula;


Auxiliar de Administração e Arquivo: atividades on-line com as oficinas de Práticas de Escritório, através do Google Sala de Aula;


Auxiliar de Jardinagem – MAST: atividade de Comunicação no Mundo do Trabalho no ambiente de grupo fechado do Facebook;


Auxiliar de Jardinagem – Sede: atividade de Comunicação no Mundo do Trabalho no ambiente de grupo fechado do Facebook;


Auxiliar de Cozinha: atividade de Comunicação no Mundo do Trabalho no ambiente de grupo fechado do Facebook;


Jovem Aprendiz: acompanhados pelo Serviço Social para mediação da rotina de cada um nas empresas ou em isolamento voluntário.


>> Os participantes dos projetos podem também tirar dúvidas sobre o funcionamento da SerCidadão através dos contatos abaixo:



Sede (Santa Cruz)

Viviane Lobato

Whatsapp: 21 98485-5932

Arquivo Nacional (Centro)

Emanuele Ribeiro

Whatsapp: 21 97149-4467

Museu de Astronomia (São Cristóvão)

Nathaly Souza

Whatsapp: 21 98458-7949






Equipe SerCidadão.



152 visualizações0 comentário
bottom of page