top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

SerCidadão através da União


SerCidadão através da União é o título escolhido pelo alunos do curso de iniciação profissional em Administração e Arquivo para o livro totalmente produzido por eles no último semestre.

A obra, que reúne textos e ilustrações dos alunos do curso, foi editada durante as oficinas de escrita criativa e comunicação digital e encadernada com apoio dos instrutores e técnicos do Arquivo Nacional durante as oficinas de papel marmorizado e encadernação.

A compilação de textos foi pautada nas emoções e nas relações humanas e falam de amizade, saudade, indignação e desejos para o futuro. O presente é do leitor, que recebe um livro sem fim, que o incentiva a refletir e a escrever, contribuindo nas páginas em branco ao final do livro com o sensações que desejar.

Esse trabalho não poderia ser realizado sem a enorme contribuição dos professores que acreditaram no desejo dos alunos e incentivaram o projeto até o fim.

Obrigada aos professores Anivaldo, Leila, Cosme, Amanda, Francisco, Emanuele, e a todos envolvidos nessa produção.

"Amanhece mais um dia triste; isso no Brasil está cada vez mais normal. Na noite passada, três de setembro de 2018, o alvo da vez foi o Museu Nacional: acidentalmente' um incêndio mata aos poucos a história de um país esplêndido.

Brasil, te falta ordem e progresso! Os cidadãos estão se acostumando com o desafio do regresso, eu protesto! Protesto contra todos os políticos que gastam milhões em lava-jato e cafezinho. O povo grita, mas para eles quem fala mais alto é o dinheiro. Em desastres como o da cidade de Mariana, tudo se acaba no meio da lama.

Para eles tudo está normal, mas quando vejo uma verba sendo desviada de um hospital, eu fico mal.

Só queria ver todas as crianças na escola, aprendendo sobre cultura e poder ficar até tarde jogando bola.

Assim se põe mais um dia triste, em que o prédio do Museu Nacional já não mais existe." HUGO DO VALLE MORAIS


399 visualizações0 comentário
bottom of page