Arquitetura de expansão da Ser Cidadão conquista prêmio na Festa Anual do IAB-RJ
- Comunicação Ser Cidadão
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Projeto coordenado pela arquiteta Nanda Eskes recebe destaque do IAB RJ por sua integração ao território, soluções sustentáveis e impacto direto na juventude de Santa Cruz.
Inaugurada em fevereiro de 2025, a expansão da Ser Cidadão representa um marco na trajetória da instituição e no cotidiano de Santa Cruz. As novas salas de atividades, construídas nos fundos do prédio histórico, que abriga a organização desde 2009, ampliam a oferta de formação para jovens do território, oferecendo espaços mais adequados, sustentáveis e integrados ao ambiente local.
O projeto priorizou a preservação das árvores centenárias e o jardim original, incorporando o novo edifício ao conjunto arquitetônico. A expansão também adotou soluções alinhadas ao compromisso socioambiental da Ser Cidadão, como sistema de construção seca sem geração de resíduos, utilização de painéis cimentícios e estrutura metálica, captação de água da chuva, placas de energia solar, ventilação cruzada, iluminação natural e luminárias LED de baixo consumo.
Com 1.297 m², o novo espaço foi planejado para ser durável, funcional e acessível à comunidade. Reúne salas de atividades, auditório, áreas de convivência e um terraço com vista para o bairro. A arquitetura reforça o intuito da instituição: acolher, educar e fortalecer vínculos comunitários em Santa Cruz.

Arquitetura que conecta território
Essa concepção, alinhada às necessidades reais da comunidade, ganhou reconhecimento estadual. No dia 11 de dezembro, a obra foi premiada no 63ª Premiação Anual do IAB RJ, na Categoria 4 (Edificações Institucionais), durante a tradicional Festa Anual do IAB. A premiação faz parte da programação oficial do Dia do Arquiteto e Urbanista e destaca produções acadêmicas e projetos com relevância social, urbana e arquitetônica no estado.
A ampliação da Ser Cidadão foi inscrita pela arquiteta Nanda Eskes, responsável pela coordenação do projeto desenvolvido pelo Atelier 77. Para ela, o reconhecimento também significa a parceria construída com a instituição ao longo do processo.
“Foi uma emoção enorme poder imaginar e construir junto com a equipe do Ser Cidadão esse lugar tão especial. Vejo o prêmio como um reconhecimento desta organização tão especial.”
A equipe buscou conciliar técnica e funcionalidade, traduzindo em arquitetura o compromisso da Ser Cidadão com a educação, a cultura e o desenvolvimento humano.
Desde a inauguração, o novo prédio tem permitido ampliar o número de atendimentos, receber novas turmas e fortalecer os programas de formação e inclusão produtiva, reafirmando a missão de construir oportunidades para as juventudes.
Fotos: Rafael Salim.





























