top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Aula Inaugural Projeto Futuro Tec 2023: aprovação, desafios e expectativas para estudantes do 9º ano

Depoimentos e resultados marcam o início de um novo ciclo para 35 novos participantes do projeto



Na última quarta-feira (12), recebemos 35 novos alunos no projeto Futuro Tec 2023, preparatório voltado para jovens do 9º ano do ensino fundamental que desejam cursar o ensino médio em escolas técnicas. A metodologia do Futuro Tec é pensada para permitir que o estudante seja protagonista na produção de conhecimento, com o uso da tecnologia facilitando o acesso à informação. O professor se torna um mediador em aula, mostrando o caminho e incentivando à pesquisa. Além disso, recursos gamificados geram engajamento nas atividades.


A aula inaugural aconteceu na SerCidadão e foi marcada por falas da equipe, parceiros e ex-alunos que foram aprovados em escolas técnicas no último ano, além de depoimentos dos pais e familiares sobre a experiência dessa integração entre família e instituição, fundamental para a permanência dos estudantes no curso.



“A Manu se tornou mais estudiosa, mais comunicativa. Eu agradeço ao projeto, à coordenadora Amanda e aos professores. Hoje ela está em um curso técnico integral e mesmo com a distância ela está feliz e satisfeita com essa nova jornada”, disse Vanessa Campos, mãe da ex-aluna Emanuelle de França, que obteve aprovação nas escolas técnicas FAETEC, FIRJAN e PEDRO II, um resultado que enche toda família da jovem de orgulho.


No ano passado, o projeto teve mais de 30% de aprovação de alunos nas principais escolas técnicas da região e a expectativa para esse novo ciclo é grande. "Estou muito animada com a turma 2023. Depois do resultado do último ano, estamos melhorando cada vez mais nosso trabalho e com o desejo de ampliar ainda mais as aprovações dos nossos alunos para as escolas técnicas do Rio", disse Amanda Teles, coordenadora do projeto desde o ano passado.


Davi Freitas, da turma 2022, deixou uma mensagem para os novos participantes do projeto: "Gente, eu quero dizer para vocês que vale a pena, vai ser cansativo, vai ser chato, mas isso é bom! Mantenham o foco, independente do que aconteça, estudem, se esforcem. Se a gente conseguiu, vocês também conseguem". O jovem foi aprovado para o curso de informática na FAETEC de Quintino.


O Futuro Tec é um curso totalmente gratuito, com duração de dez meses e as oficinas serão oferecidas na modalidade híbrida, com atividades de segunda a sexta-feira, no período da tarde, com 60% da carga horária presencial. Nos módulos de ensino à distância, os estudantes recebem suporte através da plataforma Google for Education.



80 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page