top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Equipe da SerCidadão recebe os novos participantes dos cursos nas Aulas Inaugurais

Na última semana realizamos as aulas inaugurais que marcaram a abertura deste semestre. Neste evento damos as boas vindas aos participantes dos cursos de Iniciação profissional em Logística e Administração, do Programa Com Futuro Sem Medo, e das turmas do Pré-Vestibular Social: SerCidadão Universitário e o Pré-Enem da Ternium.



A pandemia de Covid-19 afetou diretamente a vida dos jovens das regiões periféricas da cidade e neste momento ainda é necessário manter distanciamento e seguir todos os protocolos recomendados pelas autoridades em saúde. Por este motivo, toda a metodologia da SerCidadão vem sendo adaptada para o ambiente virtual e as aulas inaugurais também aconteceram de forma remota, utilizando as ferramentas da plataforma Google for Education.


As aulas inaugurais acontecem com objetivo de promover a integração entre os estudantes e equipe, orientá-los sobre o retorno às aulas, o método de ensino e sobre os protocolos adotados, visando o cuidado com a saúde de todos.


Nos encontros de boas-vindas aos 220 participantes dos projetos, estiveram presentes educadores, a equipe da SerCidadão, parceiros e ex-alunos convidados, que trouxeram falas de motivação aos novos estudantes. Na aula inaugural dos cursos do Programa Com Futuro e Sem Medo, a Diretora da SerCidadão, Emília Lobato, abriu o encontro com palavras de incentivo e também falou sobre a história da SerCidadão, na qual eles passarão a fazer parte.

Nas aulas inaugurais dos cursos de Pré-Vestibular, tivemos a participação das ex-alunas Sandrini Matos (Serviço Social / PUC-Rio) e Tayane Moura (Administração / UERJ), que falaram sobre a experiência acadêmica no ensino remoto e sobre os laços criados durante a trajetória na SerCidadão. Para Tayane Moura “o que diferencia a SerCidadão de outros cursos é que a equipe os trata com carinho, sempre com muita disponibilidade e paciência para ajudá-los em todas as situações”.


As aulas inaugurais à distância são muito diferentes das tradicionais cerimônias de boas-vindas, presenciais, na SerCidadão, mas ainda em ambiente virtual, os encontros contaram com um grande número de participantes, que disseram estar animados e ansiosos. O aluno Rômulo Coutinho, participante do curso de Iniciação profissional em Administração, deixou suas considerações finais agradecendo a oportunidade. “Eu fico muito feliz, porque às vezes a gente acha que não vai dar conta, que não vai conseguir, mas com todo esse encorajamento da SerCidadão, da equipe, a gente busca a força em nós’’.





55 visualizações0 comentário
bottom of page