top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Conhecendo o Mundo do Trabalho discutiu as mudanças do mercado de trabalho no mundo pós pandemia

Atualizado: 14 de jun. de 2022

O evento foi aberto ao público e reuniu profissionais de diversas áreas em palestras, rodas de conversa e oficinas



No dia 27 de maio, a SerCidadão realizou o evento Conhecendo o Mundo do Trabalho com a participação de profissionais de diversas áreas debatendo as mudanças do mercado de trabalho no mundo pós pandemia, os desafios e estratégias para quem está em busca das primeiras oportunidades profissionais. O evento foi aberto ao público e aconteceu em formato híbrido com a presença de 140 jovens que participaram ativamente da programação.




Mercado de trabalho e juventude

Os dados sobre jovens que estão sem acesso a trabalho e estudo são alvo de notícias há pelo menos uma década e o que vemos em meio a atual crise sanitária-econômica-social são as oportunidades para esse grupo sendo reduzidas, o que mostra a urgência de refletirmos sobre o papel do jovem na sociedade e pensar coletivamente em estratégias, ações e políticas de inclusão.



Palestras

As palestras abordaram temas da atualidade de interesse dos jovens, reunindo informações importantes sobre o mercado de trabalho, como oportunidade e benefícios para os trabalhadores. Recebemos Camilo Assunção, assistente social do INSS, que falou sobre reforma trabalhista, previdência social e outros benefícios dos trabalhadores.



“Achei de extrema importância, pois eu nunca tinha pensado em trabalho com hotelaria e adorei saber como funciona. Isso já abre novas oportunidades que posso trilhar ao longo da vida. Os palestrantes foram muito simpáticos, profissionais mas com uma leveza. Explicaram tudo com muita riqueza de detalhes. Achei tão bom que gostaria até de ter mais palestras com eles.” - Nallandha Luiz, aluna de Logística



A palestra Jovem aprendiz como estratégia de entrada no mundo do trabalho e

permanência escolar foi mediada por André Zanola, representante do SEST/SENAT e Mylena Araújo, pedagoga do SENAI. Os participantes puderam conhecer o programa Jovem Aprendiz e tirar dúvidas sobre processo seletivo, regras e benefícios.




Troca de Experiências

Um momento muito esperado do evento foi o bate-papo com ex-alunos, que falaram sobre a experiência durante a formação na SerCidadão e suas diversas trajetórias profissionais. Recebemos Raphael Bastos que foi aluno do curso de auxiliar de cozinha em 2016 e hoje é chefe de cozinha no Grand Hyatt Rio de Janeiro, Flavio Cavalcante, ex-aluno do curso auxiliar administrativo

e atualmente funcionário da área de Recursos Humanos das lojas Renner e Alberto Belo, que cursou auxiliar de logística e hoje trabalha na Usina Termelétrica Norte Fluminense. No evento, os ex-alunos enfatizaram a importância da dedicação e persistência na busca pelos sonhos.


Para os que estão trilhando o caminho do empreendedorismo, recebemos a Nívia Dantas, co-fundadora do Café Épico, falando sobre sua experiência enquanto empreendedora e dando dicas para os participantes interessados em começar o seu próprio negócio.

Oficinas

As oficinas trabalharam conteúdos importantes para quem está em busca das primeiras oportunidades profissionais. Com as equipes de recursos humanos nas lojas Renner e do Grand Hyatt Rio de Janeiro tivemos oficinas sobre processo seletivo e criação de currículos. Também tivemos oficinas voltadas à competências socioemocionais, como o encontro com a professora Amanda Teles, que falou sobre proatividade enquanto uma habilidade desejada pelas empresas. A pedagoga Michele Calazans trabalhou autocuidado e autoconhecimento numa atividade incrível no jardim da SerCidadão, discutindo um tema importantíssimo nos dias atuais.



“Foi uma atividade incrível que me fez perceber a importância da proatividade não só para com os outros, mas, principalmente para comigo mesma.” - Luciene Oliveira, aluna de Cozinha





Aprender a aprender

Na SerCidadão, os programas têm trabalhado nas habilidades técnicas e socioemocionais dos jovens, como comunicação e resolução de problemas, competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Eventos como o Conhecendo o Mundo do Trabalho são importantes para que os jovens possam conhecer novas possibilidades, trocar experiências e aprender com profissionais experientes que podem indicar estratégias e oportunidades.




65 visualizações0 comentário
bottom of page