top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

SerCidadão e Instituto Medicina da Consciência unem esforços para promover saúde mental entre vestibulandos

Atualizado: 10 de mai.

Os estudantes terão a oportunidade de aprender e praticar técnicas de respiração e meditação, além de participar de discussões sobre questões relacionadas à saúde mental


O Instituto Medicina da Consciência, em parceria com a Sercidadão, lançou uma iniciativa importante para auxiliar vestibulandos no controle emocional e na promoção da saúde mental. Denominada "Oficinas SER", a série de encontros visa democratizar o acesso a técnicas de autoconhecimento e cura sistêmica, utilizando métodos como respiração e meditação.



Com o objetivo de fomentar a transformação social através do cuidado com a saúde mental, as atividades das Oficinas SER foram iniciadas no dia 25 de abril, com encontros online que ocorrerão ao longo de um período de 8 meses. A primeira reunião presencial está programada para o dia 15 de junho, proporcionando aos participantes uma experiência híbrida de aprendizado e troca de experiências.


Durante os encontros, os estudantes terão a oportunidade de aprender e praticar técnicas de respiração e meditação, orientados pela Dra. Carol Pressoto - Simrat, idealizadora do projeto. Além disso, serão promovidas discussões sobre questões relacionadas à saúde mental, visando oferecer suporte emocional aos participantes durante o período desafiador de preparação para os exames vestibulares e ENEM.


O objetivo principal das Oficinas SER é capacitar os estudantes a lidar de forma saudável com o estresse e a ansiedade, proporcionando-lhes ferramentas para cultivar o equilíbrio emocional e o bem-estar psicológico. A iniciativa representa um passo significativo na promoção da saúde mental entre os jovens, destacando a importância do autocuidado e da atenção plena em meio aos desafios acadêmicos e pessoais.

A parceria entre a SerCidadão e o Instituto Medicina da Consciência começa em 2023 através de um workshop de práticas para o cuidado com a saúde mental dedicado aos educadores do Espaço, onde foram compartilhadas valiosas práticas para o cuidado da saúde mental, incluindo conhecimentos em neurociência, respiração consciente e meditação. Essas ferramentas foram apresentadas como recursos poderosos para promover o bem-estar dos educadores e, por consequência, dos educandos.


29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page