Equipe técnica da Ser Cidadão recebe capacitação sobre atendimento a pessoas LGBTQIAPN+
- Comunicação Ser Cidadão

- 17 de out.
- 2 min de leitura
Roda de conversa ministrada por Mylena Araújo teve enfoque em preparar a equipe para acolher a diversidade
No dia 14 de outubro, a Ser Cidadão realizou a primeira fase do projeto “Permita que eu Fale”, uma iniciativa que busca promover acolhimento, visibilidade e reflexão sobre as vivências da comunidade LGBTQIAPN+. A atividade contou com uma roda de conversa conduzida por Mylena Araújo, pedagoga do SENAI e interlocutora escolar do PSAI (Programa SENAI de Ações Inclusivas).
Com o tema “Cuidar com respeito! Atendimento inclusivo à população LGBTQIAPN+”, Mylena destacou a importância da empatia e da escuta ativa no atendimento às pessoas LGBTQIAPN+, reforçando o papel de cada pessoa colaboradora na construção de um ambiente mais acolhedor.
“Todos (as) somos educadores (as) e todos (as) temos a obrigação de respeitar e acolher”, ressaltou Mylena Araújo durante a conversa.
Durante a atividade, a pedagoga convidou o grupo a refletir sobre a importância de individualizar experiências e combater estigmas, por meio da dinâmica “Mitos e verdades LGBTQIAPN+” e ao final, a equipe elaborou um “Mural do Respeito”, no qual cada participante registrou um compromisso pessoal para aprimorar o acolhimento e a escuta às pessoas LGBTQIAPN+.
Promover um ambiente inclusivo e letrado sobre diversidade é um passo para fortalecer o sentimento de pertencimento entre as pessoas colaboradoras e aprimorar o impacto social da instituição. Além disso, a valorização da diversidade estimula a inovação e amplia a capacidade de transformação social.
Sobre o Permita que eu Fale
O projeto “Permita que eu Fale” é desenvolvido em parceria com o curso de Serviço Social da UFRRJ e tem como objetivo criar espaços de diálogo, arte e cidadania em torno das vivências LGBTQIAPN+. Em breve, a iniciativa promoverá um evento imersivo, com atividades culturais e dinâmicas informativas abertas ao público.













Comentários