top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

O Festival Santa Cruz EnCena foi um encontro de grandes espetáculos

A edição prestou homenagem ao educador e grande apoiador cultural da zona oeste Moacyr Barros Bastos


O Festival Santa Cruz EnCena aconteceu em julho na SerCidadão e a casa se transformou em um grande palco para receber espetáculos incríveis que emocionaram o público a cada apresentação.



Durante quatro dias, mais de 130 pessoas prestigiaram o evento que recebeu espetáculos convidados e grupos e companhias de várias regiões da cidade em uma mostra competitiva, onde os participantes foram avaliados por júri técnico e júri popular que indicou os vencedores em diversas categorias.




O espetáculo vencedor na categoria Júri Popular foi CASAS, da Cia do Invisível, que também levou o Troféu Circo de Cavalinhos, de melhor espetáculo. A peça também garantiu para a companhia os prêmios de Melhor Cenografia, Melhor Direção com Alexandre Damascena, Melhor Atriz com Rosa Nogueira e Melhor Ator com Tony Félix.



A Cia Draca Produções ficou com o prêmio de Melhor Texto ou Roteiro Teatral pela peça Juliano Moreira - a história que eu posso contar, do autor Tito Sant´’Anna. Já o espetáculo CEGOS, da Ciclomáticos DNA ganhou na categoria Melhor Figurino e Melhor Iluminação. Claudia Gomes da Cunha ganhou o prêmio de Melhor Criação Sonora com a peça Anáguas de Morim.


O Festival Santa Cruz Encena nasce com a proposta de fomentar a produção cultural na região de Santa Cruz, onde segundo dados do IPP (Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos), o índice de acesso à cultura da Região Administrativa é nota 6/100. O estudo revela a disparidade de investimentos que contribui diretamente para a desigualdade social no bairro em relação a outras regiões da cidade.



Durante a cerimônia de premiação, o público conheceu a história que dá nome ao troféu de melhor espetáculo da mostra competitiva. Bethoven Pinto, neto de Deozílio Pinto e atual regente da Banda de Música Deozílio Pinto esteve presente e falou sobre o Circo de Cavalinhos, que junto a banda se torna berço da arte na zona oeste do Rio.


Siga a SerCidadão nas redes sociais e veja mais fotos do Festival Santa Cruz EnCena. @sercidadao.

69 visualizações0 comentário
bottom of page