top of page

Sarau do Machado: Pré-vestibular transforma Quincas Borba em experiência artística

Evento é resultado das oficinas de experimentações artísticas voltadas para ajudar os jovens na preparação para o 2º Exame de Qualificação da UERJ


Na última semana, os alunos do Pré-Vestibular da Ser Cidadão realizaram o Sarau do Machado, um evento repleto de arte e cultura inspirado no clássico Quincas Borba, de Machado de Assis, leitura obrigatória do 2º Exame de Qualificação da UERJ. O sarau foi o resultado das Oficinas de Experimentações Artísticas, uma iniciativa inovadora que está ajudando a galera do pré-vestibular a se aprofundar na obra literária de forma criativa e divertida.


As oficinas têm sido uma verdadeira aventura literária, com atividades de Teatro, Dança, Escrita Criativa e até Colagem Digital, proporcionando aos estudantes um jeito novo e dinâmico de entender cada detalhe da obra. Além de se expressar artisticamente, a turma está ganhando repertório cultural, aprimorando suas habilidades de leitura e análise, essenciais para arrasar na prova.


O coordenador da oficina, Helio Abreu, destacou o valor pedagógico dessas experiências: "As oficinas são muito importantes para que os jovens reflitam sobre suas habilidades e desejos e relacionem com os cursos oferecidos nas universidades e possam escolher o curso que irão fazer com mais maturidade e segurança."




A estudante Ester Orozimbro, que participou das oficinas de dança, compartilhou sua experiência: "Essas últimas semanas foram incríveis. Eu estou fazendo dança e foi incrível, a professora incrível. Me sinto muito mais preparada porque eu não consegui terminar o livro ainda, só que daqui dessa oficina eu consegui captar tudo o que a história quer passar pra gente. Então eu me sinto muito mais preparada."



"Daqui dessa oficina eu consegui captar tudo o que a história quer passar pra gente. Então eu me sinto muito mais preparada"


O Sarau do Machado foi uma oportunidade única para os alunos se conectarem com a obra de Machado de Assis de maneira prática e criativa, unindo arte e educação. Mais do que uma preparação para o vestibular, o evento foi uma celebração do conhecimento e da expressão artística, mostrando que o caminho para a universidade também pode ser repleto de cultura e inspiração.



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page