top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Com Futuro e Sem Medo: SerCidadão realiza formatura de cursos profissionalizantes


A SerCidadão realizou, na última quarta-feira (9), a formatura dos jovens do Programa Com futuro e Sem Medo. Com o total de 75 formandos, a cerimônia reuniu alunos dos cursos de iniciação profissional em Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Logística e Auxiliar de Jardinagem.

O evento contou com a presença do patrocinador do Programa o Sr. Mário Frering, da vice-presidente da SerCidadão, Sra. Germana Johannpeter, da diretora executiva da Instituição, Sra. Emília Lobato, do diretor do Arquivo Nacional, Sr. Diego Barbosa da Silva e de representantes dos apoiadores e parceiros da Organização.

Em sua fala de abertura da cerimônia, o Sr. Mário Frering, patrocinador do Programa, deixou uma mensagem de agradecimento aos alunos, pais e à SerCidadão.

"Quero dizer que é uma honra poder participar de alguma forma da jornada de vocês. Quero cumprimentar os pais, porque este esforço é conjunto. Agradeço a toda equipe da SerCidadão por ter o privilégio de participar deste projeto há 24 anos e neste dia de formatura do Programa Com Futuro e Sem Medo, desejo que com esta formação vocês tenham um bom futuro, na medida do possível, sem medo."

Germana Johannpeter, vice-presidente da SerCidadão, deixou uma mensagem de incentivo para os formandos. “Eu sei que nosso Brasil, nossa cidade, está em um momento econômico e político difícil, mas a gente tem que acreditar. O futuro é breve, a esperança existe, é a última que morre sim. Então desejo que todos os que estão se formando hoje tenham um ótimo futuro, e sempre, acreditem em si mesmo.”

Diego Barbosa da Silva, diretor no Arquivo Nacional, falou sobre o exercício da cidadania e sobre a importância do apoio a programas como este. “A missão da nossa Instituição é justamente garantir o exercício da cidadania e tem tudo a ver com Ser Cidadão. O Arquivo Nacional garante o acesso a documentos comprobatórios de direitos, como certidão de nascimento, e a SerCidadão forma e transforma o ser humano através da cidadania. Para a gente é extremamente importante e gratificante estar aqui neste momento. ”

O Programa Com Futuro e Sem Medo tem como objetivo a formação profissional de jovens para o mercado de trabalho. Os cursos são pensados de forma ampla e, além da matéria específica, os alunos entram em contato com disciplinas que os ajudam a desenvolver habilidades para mundo do trabalho e participam de oficinas de artes e de desenvolvimento pessoal.

Educador de uma das oficinas mais queridas pelos alunos, a Rio que te quero bem (RQTQB), Igor Rosa explica a importância dessas oficinas na formação dos novos profissionais. “Além das matérias técnicas os alunos recebem capacitação em diversas áreas porque precisam lidar com outras questões que estão postas no mundo. A SerCidadão pensa em disciplinas que formem este aluno para a vida. A função da oficina RQTQB é fazer com que este aluno se perceba no bairro em que ele mora e ao mesmo tempo pertencente à cidade em que ele vive.”

“O curso acrescentou muita coisa em minha vida. Além de me acrescentar o conhecimento da logística ele me ajudou a me desenvolver pessoalmente. Eu era uma pessoa muito tímida, e esta timidez sumiu. No fim do curso, tivemos que montar uma empresa, isso foi um desafio muito grande, mas graças a Deus conseguimos e eu vou levar este curso para o resto da minha vida”, conta o aluno do curso de Auxiliar de logística, Ruben de Azeredo.

Lindsay Soares, aluna do curso de Jardinagem e paisagismo, já decidiu que quer seguir na área. “Eu tenho tudo a ver com meio ambiente, se não for do meu ambiente, não sou eu. Eu pretendo seguir na área e fazer gestão ambiental. Eu amo a natureza, então o que eu peço para todo mundo é que eles amem a natureza, porque a natureza é a nossa maior casa.” E os resultados dos cursos começaram a chegar, a turma de formandos já conta com alunos inseridos no mercado de trabalho e também com premiações. A aluna Ana Santos, do curso de Auxiliar de cozinha, foi a vencedora do concurso Santa Cozinha, evento gastronômico realizado pela Usina Comunitária CSA, e continua se qualificando na área. “Foi desafiador pois eu tive que conciliar o curso com a maternidade, mas o curso abriu bastante portas como o concurso de cozinha. Depois fiz um curso de empreendedorismo em São Paulo (Geração Empreendedora), logo depois fiz um curso de doces no Senac e agora estou iniciando um curso de salgados para festa também pelo Senac, tudo através da SerCidadão. ”

A cerimônia foi marcada por muita alegria, comemoração, agradecimentos e homenagens a todos os envolvidos no processo de orientação e formação dos alunos.

O Programa com Futuro e Sem Medo oferece vagas semestralmente, acompanhe a nossas redes sociais e fique por dentro das oportunidades.

Abaixo, confira algumas fotos do evento.

Veja mais fotos em nossa página no facebook.

346 visualizações0 comentário
bottom of page