top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

SerCidadão realiza formatura do curso de Administração e Arquivo


Nesta terça-feira (9), a SerCidadão formou dezoito alunos do curso de Auxiliar de Administração e Arquivo, do primeiro semestre de 2019. O curso faz parte do Programa Com Futuro e Sem Medo e é realizado em parceria com o Arquivo Nacional.

A formatura aconteceu no auditório do Arquivo Nacional, no centro do Rio, e reuniu alunos, familiares, servidores e parceiros da instituição. A cerimônia foi presidida pelos alunos Luana Rios e João Victor Alves e contou com depoimentos e homenagens aos professores e equipe. Entre os familiares presentes, a mãe da aluna Luana, Laise Rios, agradeceu à oportunidade que o curso deu à sua filha de aprender e descobrir qual carreira seguir.

A entrega dos certificados foi realizada pela Diretora Executiva da SerCidadão, Emilia Lobato, e pela Diretora Geral do Arquivo Nacional, Neide de Sordi. A Diretora do Arquivo declarou que fica muito feliz em poder abrir esses espaços para a SerCidadão e disse que espera continuar somando com a instituição.

Esteve presente também o representante da Gerdau, Germano Gerdau Johannpeter, que apoia a SerCidadão desde 2006. O evento incluiu ainda a exibição de vídeos contando a história do Arquivo Nacional e explicando a produção do livro confeccionado pela turma.

Para a coordenadora da SerCidadão no núcleo do Arquivo Nacional, Emanuele Ribeiro, é emocionante celebrar o amadurecimento dos alunos: “Ver os alunos se formarem e perceber o quanto se superaram foi um momento único, ainda mais por saber a dificuldade que cada um passou pra chegar até aqui”, conclui Emanuele.

Resultados do curso

Durante a cerimônia, os alunos destacaram em suas falas diversas atividades realizadas no curso, como a Oficina de Escrita Criativa e a produção do livro "SerCidadão + União". A publicação foi totalmente produzida por eles, desde a escrita dos poemas até a encadernação.

As alunas Luana Rios e Nycole Toseli foram aprovadas no curso de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no segundo semestre do ano. A escolha pelo curso se deu através da experiência no curso de auxiliar de administração e arquivo.

O Programa Com Futuro e Sem Medo

O curso de Auxiliar de Administração e Arquivo faz parte do Programa Com Futuro e Sem Medo e tem como objetivo capacitar jovens para práticas de escritório e noções de arquivologia, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos alunos. As inscrições abrem semestralmente!

Veja também:


116 visualizações0 comentário
bottom of page