top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Aula Inaugural do SerCidadão Universitário celebra 20 anos do projeto em 2023

Completando 20 anos em 2023, o projeto já contribuiu na aprovação de mais de 730 pessoas em universidades do Rio de Janeiro



Neste ano, a aula inaugural do projeto SerCidadão Universitário celebrou os 20 anos de projeto, reunindo educadores, alunos e parceiros de todas suas fases em um encontro emocionante marcado por trajetórias cheias de realizações. O evento aconteceu na última quinta-feira (30), no Arquivo Nacional, que mantém parceria com SerCidadão há 07 anos, recebendo os cursos de iniciação profissional e pré-vestibular.


“É sempre lindo estarmos juntos acompanhando esse processo de vocês. A gente agradece a SerCidadão de estar hoje aqui conosco e escolher a nossa casa para esta aula inaugural. Pra gente isso tem um significado muito grande”, disse Claudia Tibiriçá, representante do Arquivo Nacional, na abertura do evento.




Maria Emília Lobato, diretora executiva da SerCidadão, deu as boas-vindas aos novos alunos em uma fala emocionante e inspiradora. “Fui fazer vestibular e mudou completamente a minha vida. Completamente porque eu fiz psicologia. E o que isso alterou? Alterou o lugar que eu ocupo. Eu já era respeitada, mas passei a ocupar um outro lugar. E é isso que a SerCidadão oferece, vocês serem mais respeitados ainda em uma sociedade que é tão dividida. E que vocês acreditem nisso, que vocês continuem estudando a vida toda e que a SerCidadão seja um divisor de águas, como foi a universidade para mim”.


Também recebemos Cleber Brandão, representante da Gerdau, patrocinadora do projeto e Valéria Lopes Moreno, Coordenadora de Programas Especiais do CIEE, parceiro importante na metodologia aplicada no SerCidadão Universitário, dando boas-vindas aos novos vestibulandos.


Apresentando o evento, tivemos Samuel Fonseca e Jessica Alves, alunos da primeira fase do projeto, que tem uma longa história com a SerCidadão. Jessica é administradora formada pela Universidade Rural do Rio de Janeiro e além de aluna do pré-vestibular em 2007, estagiou na coordenação do projeto hoje coordena um pré-vestibular social em Santa Cruz.


Samuel foi aluno de 2007, e depois do ingresso na faculdade de Psicologia em 2009, foi estagiário, supervisor de projetos e atualmente é psicólogo da SerCidadão, trabalhando no atendimento aos alunos.


“Nesse período compreendi a importância da minha atuação neste campo, que é auxiliar os jovens e adultos no processo de realização do sonho de ingressar na universidade e no mercado de trabalho, assim como eu já vivenciei. A SerCidadão foi um divisor de águas na minha vida. Me mostrou um mundo que não fazia parte da minha realidade social, me permitiu sonhar e acreditar no meu potencial”, disse Samuel durante o evento.


E entre as várias participações especiais desta aula inaugural, tivemos a presença de educadores que atuaram em todas as fases do projeto, desde os voluntários dos primeiros anos e educadores que já vivenciam uma nova experiência a partir das mudanças na metodologia, como o ensino híbrido. Muitos deles foram alunos e voltaram para atuar profissionalmente, como Helio Abreu, que foi aluno em 2014, educador do pré-vestibular e hoje coordena o SerCidadão Universitário.


Iamara Viana, atualmente professora de história na PUC-Rio e UERJ, fez uma fala de agradecimento à SerCidadão: “Quero dizer que ser cidadão foi importante no meu processo de formação enquanto professora, enquanto mulher e enquanto militante, não só dentro da academia, mas principalmente fora, na luta militante. Muitíssimo obrigada pela oportunidade!"



Depois de um momento cheio de histórias e lembranças, os ex-alunos, Rayane Figueiredo, estagiária de jornalismo na SerCidadão, e Fabrício Andrade, recém aprovado no curso de Pedagogia da UERJ, assumiram a apresentação do evento para falar sobre a nova fase do projeto, com aplicação de novas metodologias, como o ensino híbrido e todas as mudanças que vêm acontecendo.

Fabrício falou sobre sua experiência no projeto: “Hoje estou na UERJ cursando Pedagogia e literalmente tenho vivido um sonho. Não escondo mais quem eu sou, não vivo mais preso. E tudo isso graças ao espaço que me foi dado dentro desse projeto”.


Vitória Dâmares, aluna do projeto em 2022, também falou sobre sua experiência: “São momentos que acompanham a gente ao longo da vida. Eu entrei querendo psicologia e hoje estou em artes visuais e quase que eu não fiz prova nenhuma. Mas em todo momento eu tive todo esse suporte de continuar lutando e continuar tentando em busca de meus sonhos. Então aproveitem, valorizem cada momento”.


O evento também contou com homenagens aos realizadores e apoiadores do SerCidadão Universitário, que em 20 anos já atendeu 1700 alunos com mais de 730 aprovações em universidades. Neste ano, o projeto atende 80 jovens, moradores de Santa Cruz e região, com idade entre 16 e 29 anos, estudantes da rede pública de ensino.







56 visualizações0 comentário
bottom of page