top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

SerCidadão forma 86 jovens nos cursos de iniciação profissional

Atualizado: 18 de dez. de 2023



Na última quinta-feira (07), aconteceu a formatura de 86 jovens talentosos que concluíram os cursos de iniciação profissional em Administração, Cozinha, Jardinagem e Logística do programa "Com Futuro e Sem Medo". A cerimônia de formatura, realizada na sede da SerCidadão, em Santa Cruz, contou com a participação da equipe, parceiros do projeto e familiares dos formandos.




O programa visa qualificar jovens moradores de Santa Cruz e região, estudantes da rede pública de ensino. Os cursos de capacitação buscam não apenas fornecer habilidades técnicas, mas também promover o desenvolvimento pessoal, social, cognitivo e produtivo dos jovens, criando oportunidades de integração social, capacidade de comunicação e organização.


A cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção e orgulho, destacando o esforço e a dedicação dos jovens ao longo do programa. Os formandos foram os protagonistas do evento, compartilhando experiências inspiradoras e expressando gratidão aos educadores e familiares que os apoiaram ao longo dessa jornada de aprendizado. A presença das famílias ressaltou a importância do apoio emocional e encorajamento no desenvolvimento desses futuros profissionais.



"Gostaria de estender meus agradecimentos especiais aos nossos professores dedicados, que nos guiaram com sabedoria e paciência ao longo desta jornada. Suas habilidades pedagógicas e comprometimento foram essenciais para o nosso crescimento acadêmico e profissional. Agradecemos por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco". - Milena Gonçalves, oradora da turma Auxiliar Administrativo.

O ponto alto do evento foram as falas emocionantes dos jovens, que compartilharam suas experiências, desafios superados e, principalmente, a gratidão pela oportunidade de participar do programa. Muitos destacaram como a iniciativa da SerCidadão não apenas capacitou-os profissionalmente, mas também proporcionou um ambiente de aprendizado acolhedor e motivador.



"A Ser Cidadão é uma família que nos abraça e cuida de nós. Eu agradeço, em nome da turma, aos professores que deram tudo de si para passar todo o seu conhecimento. A equipe que cuida de nós. E a todos que mesmo sem contato físico estão por trás desse trabalho maravilhoso. A Ser cidadão não é apenas uma ong mas sim um lugar que acolhe e abraça jovens. É uma família." - falou Livia Beatriz, aluna do curso de Logística.

Ao longo do curso, que durou cinco meses, os participantes foram preparados por meio de uma abordagem que integra teoria e prática. Conteúdos específicos e gerais foram explorados, incluindo aulas expositivas e oficinas de criação. Além disso, os jovens participaram de visitas técnicas, aulas de campo e eventos culturais na cidade do Rio de Janeiro, elaboração de projetos individuais e em grupo, entre outras atividades educativas.


 Esse curso foi uma montanha russa de emoções, onde todos embarcaram e foram indo para cima e para baixo até chegar no fim dos trilhos que nos encontramos hoje. Daqui saiu uma maravilhosa experiência que me deu de presente, novos propósitos e uma família que vai ficar no meu coração para sempre. - Pedro Asafe, aluno do curso de Cozinha.




Expressamos nosso orgulho pelos jovens formandos e reafirmamos nosso compromisso contínuo em proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento para a juventude do oeste metropolitano. Essa conquista não é apenas uma vitória pessoal para cada jovem, mas também um passo crucial para fortalecer a comunidade e construir um futuro promissor para todos.





103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page