top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Equipe da SerCidadão participa de formação para aprimorar práticas dentro e fora de sala de aula

A Jornada Pedagógica foi um espaço de aprendizado, reflexão e fortalecimento dos laços profissionais e pessoais, reforçando a missão da SerCidadão de promover uma educação cada vez mais inclusiva e transformadora



Durante dois dias, a equipe técnica e os educadores da SerCidadão estiveram engajados na Jornada Pedagógica, formação dedicada ao aprimoramento das práticas já desenvolvidas pela instituição, onde os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar em questões essenciais do mundo contemporâneo, como a importância da diversidade nas empresas e a aplicação da comunicação não violenta como ferramenta de transformação social e profissional. Na programação também foram priorizados temas como saúde mental e autocuidado, com foco na qualidade de vida dos educadores.



Outro tema em destaque foi o fortalecimento da aplicação das metodologias ativas, dentro e fora das salas de aula da SerCidadão, onde os educadores tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e aprender novas abordagens para potencializar o aprendizado dos atendidos nos projetos.


Para Francisco Jorge, gerente de projetos da SerCidadão e organizador da formação, a constante busca por atualização profissional é imprescindível no contexto dinâmico do trabalho socioeducativo. Ele ressalta a importância de refletir sobre as metodologias utilizadas e estar aberto a novas práticas. “Na curadoria, priorizei temas ligados à saúde mental e fortalecimento das relações interpessoais. Com isso, além de conhecer formas de melhorar nossa qualidade de vida como profissionais, também nos tornamos multiplicadores desse conhecimento”.


A participação entusiasmada da equipe fortaleceu o compromisso da SerCidadão com o aprimoramento das ações em benefício dos participantes dos projetos e da comunidade em geral. Mateus Vieira, educador de geografia, compartilhou sua experiência positiva no evento, destacando a relevância das atividades propostas. Para ele, o treinamento foi uma oportunidade valiosa de lidar com as demandas diárias de forma mais serena e produtiva: “As estratégias apresentadas, como os exercícios de respiração para reduzir o estresse, a comunicação não violenta para cultivar relações afetuosas e responsáveis, e os jogos de tabuleiro estratégicos para fomentar o trabalho em equipe, foram especialmente marcantes”. Ele também ressaltou que muitas vezes, os educadores tendem a se esquecer de cuidar de si mesmos, dada a dedicação constante aos alunos e aos resultados educacionais.


Jacqueline Mattos, que trabalha promovendo arte e cultura na instituição, citou que um dos momentos mais marcantes desse encontro foi a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada projeto e metodologia, fortalecendo os laços e interação entre a equipe. “Foi uma experiência incrível que espero que ocorra mais vezes” estimou.


A Jornada Pedagógica revelou-se um evento enriquecedor e inspirador para a equipe, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e fortalecimento dos laços profissionais e pessoais, reforçando a missão da SerCidadão de promover uma educação cada vez mais inclusiva e transformadora.


38 visualizações0 comentário
bottom of page