top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Mostra Dell'arte de Esquetes na SerCidadão


No último sábado (17), a SerCidadão apresentou a Mostra de Esquetes Dell'arte, fruto do trabalho realizado pela segunda turma do curso livre de teatro da SerCidadão, ministrado pela atriz e diretora teatral Giselle Flôr, da 7 Phocus Companhia de Teatro. A adaptação foi baseada em seis importantes textos da comédia Dell’arte, totalmente produzida pelos alunos do curso, que trouxeram ao público um espetáculo divertido e muito emocionante.

O grupo recebeu o desafio de produzir um espetáculo, tendo como referência a Commédia Dell'arte, uma das vertentes do teatro renascentista, que tinha o caráter popular, seguindo o improviso, com muitos elementos de comédia e acrobacias. Foram três meses de preparação, incluindo escolha dos textos a serem encenados, adaptação dramatúrgica e montagem das cenas.

Giselle Flôr, que coordenou todo o trabalho com o grupo, também foi desafiada neste semestre. Trabalhou com uma turma de quarenta pessoas, com idade entre 18 e 30 anos, em que a maioria ainda não havia tido contato com o teatro. Preparou um curso intensivo, incluindo a teoria da comédia dell'arte, trazendo o período histórico em que a linguagem surgia, os arquétipos (formas corporais) de cada personagem, além dos autores e suas dramaturgias. A montagem do espetáculo aconteceu em grupos, que adaptaram os textos e criaram as cenas, com o apoio de Giselle, que a cada encontro apoiava na direção de atores, limpeza de cena e na construção estética.

Para Giselle, a superação do grupo foi o que mais surpreendeu: "Dentro da proposta, acredito que conseguimos fechar um ciclo, tendo em vista tudo o que foi trabalhado e estudado. E o que mais surpreendeu foi a superação de alguns alunos que no decorrer do processo apresentaram bastante dificuldade, devido as suas limitações pessoais, tais como: Dificuldades na fala, dislexia, sequela de AVC, depressão, síndrome do pânico e crises de ansiedade. Mas mesmo com tudo isso superaram suas limitações e seus medos, muitos subindo no palco pela primeira vez".

O resultado de todo esse trabalho não podia ser diferente. A casa amarela estava cheia e o público se divertiu entre as esquetes, que juntas, resultaram num espetáculo lindo.

Veja as fotos.


163 visualizações0 comentário
bottom of page