top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Mostra de Profissões reúne mais de 150 jovens em três dias de atividades

O evento reuniu profissionais, universitários e estudantes do ensino médio para falar sobre as oportunidades no mercado de trabalho para as juventudes


Entre os dias 15 e 17 de setembro, a SerCidadão realizou a 5ª Mostra de Profissões para Estudantes da Zona Oeste. Com o tema Juventudes, educação e mercado de trabalho, o evento discutiu os efeitos da pandemia da covid-19 no mercado de trabalho e apresentou novas oportunidades aos estudantes que estão em busca do primeiro emprego e, também, para aqueles que desejam ingressar em um curso superior.



No primeiro dia de evento, a programação aconteceu no Arquivo Nacional, voltada aos participantes dos cursos realizados no centro, onde puderam conhecer os profissionais que atuam no Arquivo Nacional e alguns setores como: filmografia, laboratório de restauração e judiciário.


“Eu fui com o grupo de higienização e realmente me surpreendi com o trabalho que se tem de manutenção dos documentos. Eu sinceramente não pensava que tinha um trabalho extensivo daquela maneira para a preservação dos documentos”, contou João Vitor Oliveira, 18 anos, aluno do curso Auxiliar Administrativo.


Na sexta-feira, recebemos na SerCidadão profissionais e estudantes para uma rica troca de experiências. Além de ter a oportunidade de aprender a partir das trajetórias de novos e experientes profissionais, a troca de experiências possibilita uma nova visão a respeito de áreas desejadas e pouco conhecidas.


“A mostra foi incrível. Eu gostei de todas as palestras, porém, a do céu de brigadeiro com o empreendedor Fábio Varela foi inesquecível. O palestrante falou sobre força de vontade e disciplina e que é preciso respeitar os processos. Isso me marcou”, relatou Milena Farias, 23 anos, aluna da turma de Auxiliar de Cozinha.



No Papo de Cria, recebemos estudantes do ensino médio técnico para uma conversa de jovem para jovem sobre o processo de entrada nas escolas técnicas, desafios encontrados ao longo do caminho e os projetos de vida de quem está se formando. Samara, aluna do projeto Futuro Tec, realizado pela SerCidadão, contou que o bate-papo abriu sua mente: "Achei incrível conhecer mais sobre o ensino médio técnico, fiz perguntas e pude tirar dúvidas sobre o que eu nunca imaginei”, contou a jovem. Uma das convidadas da mesa, Maria da Costa, é aluna da Faetec e contou o quanto gostou de compartilhar sua rotina: “Fiquei muito feliz pelo convite. É muito importante promover momentos assim aos jovens. Eles interagiram bastante, foi super agradável.”



Durante os intervalos, num momento mais descontraído, os participantes puderam relaxar nas oficinas de yoga e na mostra de curtas com o Festival Zoação, que exibiu produções nacionais e independentes. Outro grande destaque do evento foi a oficina de primeiros socorros, ministrada pela equipe do Departamento Nacional de Primeiros Socorros do Rio de Janeiro.




No último dia de evento, recebemos um time de peso em palestras dedicadas ao público que está buscando oportunidades profissionais. Na palestra “Mercado do Trabalho no período pós pandemia”, Danilo Souza e Yasmim Lima, ambos trainees da Ternium e Andressa Brandão, Analista de Pessoas na Gerdau, falaram sobre novas oportunidades profissionais na indústria e sobre as principais exigências das empresas.


"Foi o meu primeiro contato com a instituição e fiquei encantada com o espaço. Desde o cuidado e organização por parte da equipe, referente às programações e instalações, até mesmo ao interesse e participação dos alunos. A turma foi bem receptiva e interagiu atentamente, alguns até falaram comigo após a apresentação para saber mais a fundo sobre os temas. Foi muito gratificante poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com a turma", contou Andressa Brandão.


Foram 3 dias de evento, com a participação de mais de 150 estudantes, além de parceiros, apoiadores e voluntários, que contribuíram na realização da Mostra e acreditaram no evento e na importância de realizar ações em que os jovens possam ser protagonistas.





73 visualizações0 comentário
bottom of page