Na última terça-feira (17), os alunos dos cursos de Auxiliar de Padaria e Confeitaria e Auxiliar de Logística celebraram a conquista dos seus certificados. Após cinco meses de curso, mais de 50 alunos protagonizaram a realização de uma bela cerimônia que reuniu professores, familiares e parceiros importantes para falar desse período de grandes aprendizados. O encontro, repleto de homenagens e falas de antigos e novos alunos, relembrou os momentos especiais que os jovens viveram na casa amarela e as oportunidades que já apareceram.
Ygor Gomes, aluno do curso de Auxiliar de Padaria e Confeitaria, já está trabalhando e falou um pouco sobre sua trajetória na SerCidadão e a conquista da primeira oportunidade profissional na área de confeitaria:
- Nunca tinha concluído nada, nenhum curso em minha vida, coloquei na minha cabeça que ia terminar esse curso e concluir tudo. E aqui estou eu, concluindo o primeiro projeto de muitos que ainda voltarei para contar. Consegui minha vaga de emprego na padaria e o dono me contratou pelo simples fato de ter gostado do que eu tinha feito e ter comido algo diferente do que ele estava acostumado. Valeu muito a pena fazer esse curso,
Em homenagem aos professores, Karina Avelino falou sobre os aprendizados e experiências na casa:
- Vocês realmente viraram nossa família, somos agradecidos por tudo que aprendemos com vocês nessa casa amarela, mais conhecida como o nosso segundo lar. Fizemos amizades, compartilhamos experiências... Nada foi fácil, e aprendemos que nada será, aprendemos que devemos ser solidários uns para com os outros, que devemos fazer valer a nossa voz, que sem esforço não se vai a lugar nenhum. Se existe palavra para definir esse momento é a gratidão."
Marcyelle Rosa leu um poema de sua autoria e emocionou os amigos, que se identificaram o texto.
"Meus dias eram frios e só
então resolvi procurar um caminho
eu queria o sol, precisava de luz.
e foi andando pela manhã
ao subir um morro
um brilho me conduziu
encontrei a certa direção...
era a casa amarela
ela me aquecia
nos momentos mais frios,
quando achava que estava perdida
me dava mapas para direção.
foi importante para minha evolução...
tinha um cheiro tão gostoso de café
com certeza ali era o abraço de mãe
fiz muitos irmãos,
era tão difícil de ter solidão
era um beijo doce
num gramado de paz
não foi tempo em vão.
acendeu minha esperança
fui bem educada e sinto gratidão
um grande passo e confiança
me sinto forte por ser cidadão.
Ainda há tempo."
Lorena Paúra, em nome da turma, resumiu: “Saímos com vivência, foco e preparados para o que estar por vir lá fora.”
As inscrições para os cursos de iniciação profissional do Programa Com Futuro e Sem Medo abrem todos os semestres. Acompanhe as redes sociais da @SerCidadão.
Comments