top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Em edição especial, o Cineclube Casarão lota o Espaço SerCidadão

A estreia aconteceu no Espaço SerCidadão, com a casa atingindo sua capacidade máxima de público.


Na última sexta-feira (05), o Cineclube Casarão abriu suas portas para uma noite dedicada à cultura afro-brasileira e ao cinema negro. Com uma proposta inspiradora, o evento atraiu mais de 70 pessoas ávidas por mergulhar nas narrativas de resistência, empoderamento e celebração da herança africana.



A estreia aconteceu no Espaço SerCidadão, com a casa atingindo sua capacidade máxima de público. A energia e o entusiasmo da plateia foram palpáveis, refletindo o sucesso e a importância do Cineclube Casarão para a região de Santa Cruz.


Nesta primeira exibição apresentamos o curta-metragem "Mar de Elas", um manifesto audiovisual de despedida de Marielle Franco e de celebração à vida das mulheres pretas. Como ponto alto da programação, o cineclube exibiu o documentário "Abdias Nascimento", uma homenagem ao ilustre líder e ativista afro-brasileiro cujo legado continua a inspirar gerações.


A obra ofereceu uma visão íntima da vida e das lutas de Abdias Nascimento, proporcionando ao público uma oportunidade única de se conectar com sua mensagem de justiça social e igualdade.


O bate-papo que se seguiu à exibição contou com a participação especial da curadora do Cineclube, a produtora Érida Ferreira e Roberta Costa, uma das talentosas produtoras por trás do curta-metragem "Mar de Elas". Sua perspectiva enriquecedora de ambas adicionou uma camada adicional de profundidade ao diálogo sobre a representatividade no cinema brasileiro e os desafios enfrentados pelas mulheres afrodescendentes na sociedade contemporânea.



Grasiela Cordeiro, uma das produtoras do projeto, falou sobre a estreia: "Estamos extremamente gratos pelo apoio e pela participação de todos os que vieram esta noite. O Cineclube Casarão, nesta edição especial, tem como objetivo dar visibilidade à cultura negra e promover a inclusão por meio do cinema. Ver tantas pessoas aqui esta noite é uma confirmação do valor dessas histórias e da importância de ampliar suas vozes."


O Cineclube Casarão Afrocentrado é uma iniciativa da SerCidadão apoiada pela RioFilmes através do Edital Ações Locais, visando proporcionar entretenimento de qualidade para moradores de Santa Cruz e região, mas também iniciar diálogos significativos sobre questões sociais, históricas e culturais que afetam a comunidade.















18 visualizações0 comentário
bottom of page