top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Lançamento do livro SerCidadão + União


No mês de julho, os alunos do curso Auxiliar Administrativo e Arquivo lançaram o livro SerCidadão + União. O livro, que é fruto do trabalho desenvolvido nas oficinas de Escrita Criativa, Comunicação Digital, Rio que Te Quero Bem e Encadernação, reúne textos e ilustrações dos alunos do curso, que participaram de toda produção da obra, desde a produção dos textos à encadernação dos livros. Os textos falam sobre o cotidiano dos jovens, desde seus sonhos para o futuro a cenas do cotidiano, onde expuseram suas vivências em contos, resenhas e poemas.

Para Emanuele Ribeiro, pedagoga responsável pelo curso, é importante estimular que os alunos escrevam: "Nesta etapa da vida, em que os alunos estão entrando no mercado de trabalho, é fundamental o domínio da escrita, e é importante que os alunos consigam se expressar. Para isso, pensamos que a produção de um livro, com a participação dos alunos em todas as etapas, seria um bom estímulo".

Muitos profissionais foram mobilizados para que o resultado atingisse as expectativas dos jovens. A produção dos textos foi orientada pela professora Amanda Lourenço, da oficina de Escrita Criativa, que apresentou diversos gêneros textuais aos alunos e os encorajou a escrever, acompanhando todo o processo de produção do livro. "Graças à parceria estabelecida entre a SerCidadão e o Arquivo Nacional, os alunos aprenderam todas as etapas necessárias para a produção de um livro, desde a elaboração do papel marmorizado, passando pela confecção do miolo de um livro, até a elaboração da arte da capa. Além disso, a oficina de Escrita Criativa possibilitou aos alunos uma compreensão tanto do trabalho artístico que envolve a produção de uma obra como também as atividades de revisão e seleção de material". - comentou professora Amanda.

O trabalho de digitação e diagramação foi acompanhado pelo professor de informática Francisco e a confecção do livro teve o apoio de Leila Pires e Cosme da Conceição, servidores do Arquivo Nacional, na oficina de Encadernação.

Amanda também falou sobre o resultado: "Os resultados foram muito bons porque o produto final expressou todo o empenho de um trabalho coletivo feito pelos alunos, pelos professores do projeto e pelos servidores do Arquivo Nacional. É inegável a qualidade literária que os textos do livro têm e o quanto eles expressam a maneira como os alunos compreendem a realidade que os cerca. Para além disso, essa atividade também permitiu que aumentássemos um pouco mais a autoestima dos alunos porque, se antes eles não se viam capazes de produzir e publicar literatura, ao final do processo compreenderam que são capazes e alguns descobriram um talento que estava escondido. Acredito que esse é o resultado mais importante."

O lançamento do livro aconteceu na cerimônia de formatura do curso, no Arquivo Nacional, com a participação de familiares, amigos e muitas pessoas que acompanharam os alunos nesse desafio.

No vídeo, a aluna do curso de Auxiliar Administrativo e Arquivo Nicole Toseli e a professora Amanda Lourenço contam como foi a experiência de produzir este livro. Assista!

Conheça o Programa Com Futuro e Sem Medo

O Programa Com Futuro e Sem Medo tem como objetivo a formação profissional de jovens para o mercado de trabalho. Os cursos são pensados de forma ampla e, além do conteúdo específico, os alunos entram em contato com disciplinas que os ajudam a desenvolver habilidades para o mundo do trabalho. Os alunos também participam de oficinas de artes e de desenvolvimento pessoal.

As inscrições abrem todo semestre! Fique por dentro nas nossas redes sociais!


70 visualizações0 comentário
bottom of page