top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Conexão Jovem premia projetos de empreendedorismo criados por alunos da SerCidadão

Atualizado: 15 de jan. de 2020

A premiação do projeto Conexão Jovem trouxe muita emoção ao auditório do Senac Botafogo. A iniciativa, em parceria com o Senac Rio, contemplou dezoito jovens formados nos cursos de capacitação profissional do programa Com Futuro e Sem Medo, da SerCidadão. Os participantes apresentaram seus projetos para a banca avaliadora, equipes da SerCidadão e do Senac, familiares e amigos.

No início do projeto, que durou 4 meses, os jovens foram divididos em grupos, com o objetivo de desenvolver iniciativas empreendedoras para o bairro de Santa Cruz a partir do que eles vivem enquanto moradores da região. Os foram incentivados a pensar as etapas da criação de um negócio e tiveram, entre os conteúdos abordados, aulas sobre captação recursos, gestão de projetos, gestão financeira, negociação, marketing/mídias sociais, recursos e oratória.


O grupo vencedor do concurso ganhou cinco mil reais para colocar o projeto em prática, além de uma viagem para participar dos três dias do Whow! Festival de inovação em negócios, em São Paulo. O projeto Itinerarte, faz alusão à ideia de arte em movimento, com o objetivo de potencializar os movimentos culturais locais, atuando em espaços públicos e privados, com oficinas e cursos de arte oferecidas a preços acessíveis aos moradores de Santa Cruz, ministrados gratuitamente por parceiros locais.

Allex Lima, 18 anos, ganhou o prêmio de aluno destaque pelo comprometimento e dedicação ao projeto. Ele conta que foi uma experiência incrível ver todos evoluindo e amadurecendo em tão pouco tempo. “Acredito que todos nós entramos com uma mentalidade, mas saímos com outra totalmente diferente. Cada um dos projetos que foram desenvolvidos tem, de fato, chance de acontecer algum dia. Eu, como aluno, posso dizer que foi difícil sim, mas que com certeza valeu à pena, meu rumo mudou em alguns aspectos, para melhor”, declarou.



Caroline Pereira, uma das autoras do projeto vencedor, diz que vai usar o conhecimento adquirido até aqui na sua marca e fala sobre a importância de olhar para o território: "Foi incrível. Consegui me desenvolver muito como empreendedora e como pessoa principalmente. Hoje me sinto muito mais confiante para fazer qualquer coisa que me proponho. Aprendi a medir expectativas e realidade na prática com os exercícios de planilha financeira, Canvas... Consegui aplicar essas coisas na minha marca, a Open de Glitter e aprendi a olhar também pra onde eu vim. Não adianta querer ser uma super empreendedora e abraçar o mundo sem antes conseguir alcançar a minha rua, o meu bairro."


Os projetos desenvolvidos pelos outros grupos incluem uma escola de programação, um cinema ao ar livre e uma agência de turismo, todos com foco na população do bairro de Santa Cruz.


Veja a apresentação do grupo vencedor:




O projeto Conexão Jovem


O projeto Conexão Jovem tem por finalidade aproximar o Senac RJ, empresas e instituições parceiras ao jovem em situação de vulnerabilidade social. Com intuito de reforçar o estímulo ao processo empreendedor e promover transformação social, o tema escolhido para desenvolvimento dos trabalhos educacionais foi 'Conexão Santa Cruz'. Os trabalhos deveriam propor soluções empreendedoras para a região, que abrangessem projetos de negócios das áreas de comércio, turismo e serviços. A primeira etapa do projeto cuidou da formação de 20 jovens egressos dos cursos da SerCidadão. O desenvolvimento dos projetos foi acompanhado por instrutores e profissionais, de áreas diversas do Senac.


79 visualizações0 comentário
bottom of page