Veja como foi o encerramento do Projeto Verão na Cidade

Atualizado: 18 de mai.

O Projeto Verão na Cidade promoveu a interação de jovens moradores de Santa Cruz com os bens culturais do Rio de Janeiro e região.


A obra Ring: one with nature, de Mariko Mori, em exposição permanente na Cachoeira Véu da Noiva, em Muriqui foi a inspiração para o projeto Verão na Cidade, que contou com a participação de 35 jovens moradores de Santa Cruz em um processo de construção de conhecimento e apropriação do território a partir da reflexão sobre meio ambiente, arte, cultura e tecnologia.




O projeto teve duração de aproximadamente cinco semanas e durante esse período os jovens estiveram imersos em atividades voltadas à educação patrimonial. Temas como turismo ecológico, direito à cidade, legado olímpico, cultura digital e arte foram discutidos através de oficinas e visitas aos equipamentos culturais da cidade em roteiros que buscam valorizar a cultura e demonstrar a intervenção do homem no meio ambiente a partir de diferentes perspectivas.


Entre os equipamentos culturais visitados, o grupo esteve no Museu do Amanhã, no Museu de História e Cultura Afro-Brasileira, no Museu Histórico da Cidade e em outros espaços, como o Planetário do Rio.


A obra Ring: one with nature, em exposição permanente na Cachoeira Véu da Noiva, representa a ideia de que todos os seres humanos possuem uma eterna conexão com a terra. A instalação pretende promover uma consciência ambiental, encaixando-se nos ideais de sustentabilidade, biodiversidade e conservação, para assegurar a proteção do meio ambiente em um planeta cada vez mais habitado.



Além das visitas aos equipamentos culturais da cidade, os jovens também participaram de oficinas de produção de conteúdo. As atividades de educação midiática trabalharam a comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico com objetivo de promover e incentivar a participação de maneira crítica do ambiente informacional e midiático. O conteúdo multimídia produzido pelo grupo está disponível no perfil do projeto no instagram. Siga @verao_na_cidade.



"Pude observar a cidade de uma forma diferente, abriu minha mente de uma forma, e me fez pensar que a cidade do Rio não é só praia, ou samba, tem muito mais histórias e muito outros lugares que são incríveis"


Marcos Antonio França Mattos Junior - 21 anos



Para encerrar o projeto os participantes produziram um sarau, muito especial, com uma programação cheia de arte, música e alegria. A galera participou de cada detalhe da produção do evento, desde a programação à montagem, o que tornou cada detalhe especial! Neste dia, as famílias e amigos estiveram presentes para curtir o dia, que além da abertura da exposição dos quadros produzidos ao longo do projeto, também teve microfone aberto, brincadeiras, comidinhas, DJ e falas emocionantes dos jovens e da equipe, que fez todo mundo chorar de emoção.



Entre os participantes, jovens com idade entre 13 e 21 anos, moradores de Santa Cruz e região, a maioria ainda não conhecia os pontos históricos e turísticos visitados e alguns dos meios de transportes utilizados nos roteiros, como o VLT e outros lugares, como a Praia do Arpoador na zona sul da cidade.


44 visualizações0 comentário