top of page
  • Foto do escritorAssociação SerCidadão

Mostra Multimídia e Colônia de Férias marcam o início do ano na Ser Cidadão


O ano se iniciou com muito movimento na sede da Ser Cidadão. A primeira atividade pública do ano na Casa aconteceu no dia 11 de janeiro com a inauguração da mostra multimídia #SomosTodosSeverinos. A mostra foi uma realização do projeto Conexões, desenvolvida pelos instrutores e jovens alunos das oficinas de Fotografia, Vídeo e Leitura. O conceito do evento foi inspirado no documentário “Morte e Vida Severina 60 anos depois”. A ideia principal foi a de buscar personagens dentro do convívio social dos alunos que representassem os “Severinos” dos tempos atuais e demostrar, através de fotos, vídeos e entrevistas, a peregrinação diária realizada pelos personagens reais durante o percurso entre a zona oeste, a zona sul e o Centro do Rio.

Após as buscas, a equipe chegou a três personagens centrais: Leopoldina Pereira, babá e empregada doméstica, Márcia Justino Barreto Bispo, costureira e Severino Manoel Honorato, porteiro e poeta. Durante toda a produção do evento estes personagens foram as fontes dos conteúdos audiovisuais produzidos pelos jovens para a programação do evento.

Para Severino Honorato, um dos personagens do documentário, projetos como o Conexões têm que ser feitos constantemente. “Acredito que estas atividades, cada vez mais coletivas, são ações que levam a comunidades e seus moradores a observarem e a lutarem para a transformação de uma realidade que até então é um pouco dura demais para o ser humano trabalhador brasileiro. ”

O evento contou com a presença da jornalista da Globo News, Cristina Aragão que participou de um debate ao lado dos personagens do documentário. “O jornalista é um contador de história, e a gente sai de cada história com o coração e com a cabeça de outra maneira, e isso vai te construindo como um novo cidadão. Eu, com certeza, vou sair daqui diferente de quando entrei, então acho que este projeto tem que continuar e mostrar o resultado prático. São essas redes positivas que fazem a vida ir para a frente. ”

Aluna da oficina de vídeo, Milene Almeida participou de todo o processo de produção e criação do documentário e da exposição. A jovem conta que a correria das gravações foi um pouco cansativa mas diz ter sido motivada pelo projeto, alunos e professores. “Foi um pouco cansativo, mas eu senti muita motivação para continuar. Para mim o projeto foi um sucesso. Muito legal ter participado. ”

Foram 5 horas de evento com uma programação diversificada. Na noite, foram apresentados desde sessão de cinema até música ao vivo e sarau de poesia. Um dia separado para levar informação, cultura e diversão para os moradores de Santa Cruz. A exposição permanecerá aberta ao público durante todo o mês de março, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

Mas os trabalhos não pararam por aí. Na mesma semana, na sede da Ser Cidadão teve início o Verão na Casa, uma colônia de férias com atividades educativas e de lazer. Durante o período de férias escolares, o objetivo da instituição foi o oferecer atividades para estimular o corpo e a mente dos jovens moradores de Santa Cruz e bairros próximos. As atividades, destinadas a adolescentes entre 11 e 15 anos, foram realizadas de 14 de janeiro à 4 de fevereiro, em dois turnos: manhã e tarde, atendendo a aproximadamente 50 adolescentes por dia.

Em cada dia foi oferecida uma atividade diferente, totalizando 10 atividades ao longo dos 07 dias de colônia. Os participantes puderam vivenciar atividades de: capoeira, basquete, cine pipoca, gastronomia, teatro, pintura, brincadeiras de rua, xadrez, rugby e dança.

Um dos destaques foi a participação do Itaguaí Rugby. Os professores Juliomar Ferreira e Karina Carvalho, realizaram uma clínica de Rugby focada em apresentar aos alunos conceitos básicos do esporte. Segundo a equipe, o primeiro contato com os alunos foi um sucesso.

O verão na Casa é uma ação que propõe oferecer iniciativas que estimulem o contato dos alunos com atividades educativas, culturais e físicas. Tudo guiado e realizado por instrutores qualificados.

Acompanhe o nosso site e fique por dentro da agenda de atividades da Casa. E não se esqueça de curtir nossa fan page no facebook.


25 visualizações0 comentário
bottom of page